sábado, 30 de março de 2019

81ª Gent-Wevelgem in Flanders Fields



 
Nota Prévia:

Uma das principais críticas que têm feito ao Aguadeiro Trepador Blog é que sempre que escreve nas vésperas de uma prova, normalmente fala pouco sobre ela. As críticas são maioritariamente negativas. Algumas, as mais engraçadas, são: “mas isto é uma página de ciclismo?”  ou “Aguadeiro Trepador? Só pelo nome já sabemos que quem escreve nada sabe de ciclismo”!

São nestes momentos que o Aguadeiro Trepador fica feliz com o projeto!

Uma coisa é não concordar com uma opinião e como até já dissemos noutra ocasião isso até é bastante saudável. Mas outra, e essa é mesmo muito pouco inteligente, é não perceber que o objetivo do Aguadeiro Trepador não é passar horas a fio a relatar de forma exaustiva as provas que estão a decorrer ou as que irão para a estrada nos dias seguintes sem dar uma única opinião! Também o fazemos e ultimamente andamos a faze-lo até demais, mas como já devem ter reparado, na maioria das vezes isso passa para segundo plano. Se querem conhecer detalhadamente o percurso, os últimos vencedores, os favoritos ….basta abrir o site da prova em questão ou qualquer um dos 1001 sites de ciclismo que irão encontrar toda essa informação de forma profissional. E por enquanto o Aguadeiro Trepador é amador! Escreverá daquilo que quiser, como quiser e onde quiser!
 
 

 
A 81ª Gent-Wevelgem in Flanders Fields
 


 
Depois do espetáculo que foi a E3 BinckBanck Classic de ontem, amanhã teremos a 81ª edição da Gent – Wevelgem., A mais importante clássica flandrien disputada até agora. Daqui a uma semana é o dia nacional Belga com a Ronde Van Vlaanderen.
É diferente das outras provas disputadas até então.
São 251,5km, entra em França e tem menos "helligens" típicos da Flanders. O que não significa que seja mais fácil. Tem também 3 troços de estrada não pavimentada. Uma espécie de mini Strade Bianche versão “flemish”.
Gent-Wevelgem 2019
 
A dupla passagem pelo Kemmelberg, principalmente a 2ª passagem que é feita por Ossuary a 34km da meta irão fazer a seleção dos mais fortes. Para quem gosta de números este é o “hellingen “famoso com maior inclinação máxima. São 28,4%!!!!
 

 
Como é natural o pelotão é de luxo. Peter Sagan, vencedor o ano passado está no lote dos principais favoritos. A E3 não lhe correu bem. Um problema mecânico, segundo o próprio, retirou-lhe a hipótese de disputar a corrida.
Sagan, 2018
Já ganhou a Gent-Wevelgem por 3 ocasiões e se ganhar mais uma vez torna-se o ciclista da história com mais triunfos na clássica flamenga.

Elia Viviani é outro nome forte. Tem uma vantagem em relação aos demais. Deceuninck Quick Step. A Wolfpack belga tem ganho tudo o que são clássicas importantes e mesmo que Elia Viviani não esteja na discussão há sempre um Stybar que este ano está fenomenal ou até um Gilbert que pode atacar a corrida de longe.
Greg Avermaet parece estar em boa forma para atacar os 2 Monumentos dos próximos dias: Ronde van Vlaanderen e Paris Roubaix. O belga andou forte na E3 e pode fazer o mesmo na Gent-Wevelgem.
A corrida de amanhã será palco de um duelo curioso: o duelo do cyclocross. Pela primeira vez este ano os campeões Mathieu van der Poel e Wout van Aert estarão lado a lado. Não são os principais favoritos a vencer em Wevelgem mas podem animar a corrida quando esta passar pelas terríveis rampas do Kemmelberg. Querem apostar que van der Poel e Aert vão atacar no pavê do Mont Kemmel?
 

 
Depois há uma serie de ciclistas com boas hipóteses para vencer. Destacam-se o Jonh Degenkolb, Arnaud Demare, Matteo Trentin, Fernando Gaviria , Magnus Cort Nielsen ou até Sonny Colbrelli e Michael Valgren.
 



A Gent-Wevelgem e a Primeira Guerra Mundial
 
Mas para quem gosta de história também muito há para falar.
Mont Kemmel, 1918
 
O percurso da Gent-Wevelgem é uma viagem aos mais importantes campos de batalha da Primeira Guerra Mundial.
Foi zona do Kemmelberg que se realizou uma das mais sangrentas batalhas durante a 1ª Guerra Mundial. Essa batalha teve a maior participação de sempre de soldados portugueses. Conhecida como a Batalha de la Lys, que se estendeu á região belga da Flandres e ao Monte Kemmel. Morreram nesta batalha 1861 portugueses.
Durante a corrida de amanhã e no final do Kemmelberg é possível ver o monumento que assinala a terrível “ Bataille du Mont Kemmel
 
Em Ypres, já a caminho da meta em Wevelgem, o pelotão irá passar junto ao famoso Menin Gate, memorial de homenagem aos soldados britânicos que sucumbiram nas terríveis batalhas e que os corpos nunca foram recuperados.
Memorial Menin Gate
 
Também as 3 passagem pelos troços em terra batida estão associados à Primeira Guerra Mundial. Estas estradas são o ponto de ligação ao Ploegsteert Memorial to the Missing, que além de homenagear os soldados desaparecidos também recorda a “ Trégua do Natal ” , onde soldados alemães e britânicos  baixaram as armas e comemoraram junto o Natal. O armistício da Frente Ocidental foi um momento de paz e humanidade num dos períodos mais negros do continente Europeu. Soldados inimigos trocaram as armas por gestos de afetos. Houve distribuição de prendas, sentaram-se à mesma mesa e até disputaram partidas de futebol.


Por momentos a guerra parou!
 _____________________________________________________________


  Starlist: aqui

 Percurso: aqui

 Hastag: #GWE ; #GWE19 #GWE2019

 Transmissão TV: Eurosport 1 às 13h30m

 

Boas pedaladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário