quinta-feira, 28 de março de 2019

E3 BinckBank Classic 2019


 
A E3 BinckBank Classic que se realiza amanhã está inserida nos “terríveis “10 dias de ciclismo na Flanders. Terríveis para quem os tem que passar em cima de bicicleta, deliciosos para quem gosta de ciclismo!

A E3 não é propriamente uma das clássicas mais antigas. Tem ganho cada vez mais protagonismo na medida em que serve normalmente para afinar os motores apontados ao grande dia: o dia da Ronde van Vlaanderen. No entanto, nas suas 62 edições, nomes importantes das corridas de um dia venceram. O recordista com 5 vitórias é Tom Boonen. Rick van Loy dominou nos anos 60 com 4 triunfos. E Fabian Cancellara conseguiu levar o trofeu para casa por 3 ocasiões. Da lista de vencedores constam também: Peter Sagan, Roger de Vlaeminck, Freddy Maertens, Van Petegem, Johan Museeuw e até Mario Cipolini. Os belgas dominam naturalmente a lista de vencedores, mas curiosamente, o maior de todos não venceu a E3: Eddy Merckx.

E3 BinckBank Classic 2019

 

A prova deste ano tem percurso semelhante ao ano anterior. Sediada em Herelbeke, os 204km da E3 são uma “grande volta” de ida e volta com passagem pelos principais “ cobbles e hellingen” da região da Flanders. É a primeira vez em 2019 que a dupla Patenberg / Oude Kwaremont aparece como grande protagonista. Mas também lá estou outros “berg” famosos: o Hotondberg, o Kortekeer e o Taaienberg, local onde o ano passado Yves Lampaert e Nick Tersptra lançaram o ataque decisivo a cerca de 70km da meta em Herelbeke. Ao todo serão 15 pequenos muros que ao longo dos 204km da E3 irão destruir um pelotão com 175 ciclistas.

E3 2019
 

Pelotão esse de luxo. Como é habitual. Todos os nomes e favoritos a ser protagonistas nos próximos dias estarão presentes. Quem irá suceder a Nick Tersptra?

Os 15 helligens da E3 2019
 
A E3 é muito semelhante à Ronde van Vlaanderen. Quem pensa ser protagonista na Volta à Flanders deverá sê-lo também já amanhã. O melhor exemplo é o seu vencedor em 2018. Tersptra, agora na Direct Energie , venceu em Herelbeke e passado uma semana vence a Ronde. Este ano não é o grande favorito. Tersptra saiu da toda poderosa Quick-Step e é agora o líder da “modesta” equipa francesa. A sua anterior equipa, agora Deceuninck Quick Step, apresenta como habitualmente o conjunto mais forte. A Wolfpack belga tem dominado tudo o que são provas de um dia e nomes como Yves Lampaert , Phillippe Gilbert, Bob Jungels e Zdenek Stybar podem levar mais um troféu para a Deceuninck Quick Step.

Nick Tersptra venceu a E3 em 2018
Também a Bora-Hansgrohe , comandada por Peter Sagan, tem uma formação fortíssima. O eslovaco é o líder incontestável e traz consigo todos os grandes motores da formação alemã. Daniel Oss está sempre presente onde Sagan é favorito. O experiente Marcus Burghardt é uma locomotiva bastante solida e Maciej Bodnar um grande rolador por excelência. Peter Sagan não está a ter a melhor das épocas. Falhou o objetivo Milano-SanRemo , mas pode começar na E3 uma grande temporada de clássicas.

Oliver Naesen deverá ser outro nome em destaque. O ciclista da Ag2R vem de um bom 2º lugar em SanRemo. É o seu melhor resultado de sempre em Monumentos. Naesen está a andar muito bem e à muito tempo que procura o seu “grande “resultado em provas de 1 dia. Para o ajudar nesse objetivo a formação francesa tem Silvan Dillier e o gigante Stijn Vandenbergh.

Greg van Avermaet já sabe o sabor da vitória em Herelbeke. Conquistou a corrida em 2017 e pretende fazer da E3 a sua prova de eleição para preparar a Ronde van Vlaanderen, prova rainha do seu pais e que nunca conquistou.

Obrigatoriamente o nome de Wout van Aert tem de ser inserido no lote de favoritos. O que o jovem da Jumbo-Visma tem feito nas provas onde tem participado é notável. Aert, como se sabe, vem do cyclocross, mas ao que tudo indica os seus voos serão muito maiores que as pistas enlameadas da Bélgica e Holanda. O jovem belga vem de um honroso 6º lugar na Milano-SanRemo e do pódio da Strade Bianche com o seu 3º lugar, mas a praia de Wout Aert parece estar apontada para as clássicas do pavê . Aert não esconde que sonha ganhar a Ronde e por isso a prova de amanhã deverá servir para testar as pernas ao máximo. Se testar e ganhar ao mesmo tempo: melhor.
Aert, um dos favoritos em 2019
 

Depois existem outros nomes que podem sair vencedores no final dos 204km. Os italianos Matteo Trentin, Sonny Corbrelli, Davide Ballerini e Gianni Moscon, o espanhol Ivan Cortina Garcia, os dinamarqueses Marcus Cort Nielsen e Michael Valgren e toda a armada belga de “2ª linha”, mas com muita categoria: Sep Vanmarcke, Jasper Styuven, Tiesj Benoot, Dylan Teuns ou Edward Theuns.

Começa a melhor época ciclística do ano. São dias importantes para uma região inteira que adora ciclismo e adora os heróis das estradas. Se perguntarem a um puto flemish quem é o seu herói desportivo muito provavelmente ouvirão respostas como: Tom Boonen, Gilbert ou Avermaet. Na Flanders os ciclistas são verdadeiros heróis.

Boonen, um ídolo entre os mais jovens
_____________________________________________________

Starlist: aqui

Percurso: aqui

Transmissão TV: Eurosport 2 pelas 15h00 ou aqui

Hastag: #e3binckbankclassic ; #E3 ; #E32019 ; #E319
 

Sem comentários:

Enviar um comentário