quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Cyclocross 2019/2020 - GUIA









A época de ciclismo de estrada ainda não acabou , mas por momentos vamos encostar as rodas finas e o alcatrão por uns meses e concentrem-se naquelas bicicletas que parecem de estrada mas tem os pneus mais "grossos". Em Portugal também se compete mas é no centro da Europa que entramos numa das épocas do ano mais desejadas. Vem aí mais uma temporada de Cyclocross!
Agora um pouco de história.
Lama, muita lama...uma das caraterística das corridas de cyclocross
Quando falamos em competição velocípédica em meses de Inverno o primeiro nome que nos ocorre é Cyclocross. Até podemos não saber muito bem o que é, mas nos nossos mais primários conhecimentos sabemos que é esta a principal vertente do ciclismo quando o vento sopra mais forte, a chuva cai mais intensamente e as estradas estão cobertas de neve ou de lama.

 A temporada 2019/2020 do Cyclocross começa no próximo domingo, mas vamos recuar mais de 100 anos para perceber como é que tudo isto começou.


A História:

 Há quem jure a pés juntos que o cyclocross é mais antigo que o ciclismo de estrada. Já sabemos como diz o ditado popular “quem mais jura mais mente, “mas há uma forte probabilidade desta teoria ter alguma coisa de verdade.

Então é assim: no inicio do século XX a maioria das estradas ainda estavam por pavimentar, eram de terra batida sujeitas ás condições climatéricas. Tinham muitos buracos, tinham muitos obstáculos e no inverno tinham sobretudo muita lama e por vezes muita neve. E foi nessa altura que começaram a surgir as primeiras corridas de bicicleta. A competição consistia em ir de uma localidade a outra sem percurso definido. Cada ciclista escolhia aquele trajeto que lhe parecia mais favorável de modo a chegar em primeiro lugar ao lugar definido como meta. Por vezes era preciso sair das estradas, entrar em campos cultivados, saltar cercas, passar por rios, transpor pequenos muros ou até subir alguns degraus. Valia tudo e todos os percursos eram aceites. O importante era chegar ao destino. E foi assim que surgiu o Cyclocross.
Valentin Toundeur - 1930 Paris

A primeira competição oficial foi o campeonato francês de cross (nome abreviado de cyclocross) realizado em 1902.  A modalidade começou a ganhar fama e alargou fronteiras, sobretudo para a Bélgica e Holanda, quando em 1910 o vencedor do Tour Octave Lapize atribui às competições de Cyclocross realizadas no inverno a sua boa preparação para vencer a Grande Boucle. A partir daí a importância e sobretudo o prestígio das competições de cyclocross nunca mais parou.

Muitos foram as estrelas do ciclismo de estrada que não abdicavam da temporada de cyclocross para manter a forma durante o interregno das competições nos meses de inverno. Jean Bobic , vencedor do Tour de France , foi campeão mundial de cyclocross. Os irmãos De Vlaeminck também praticaram a modalidade. Eric foi 7 vezes campeão do mundo e o seu irmão Roger, um dos 3 ciclistas com os cinco monumentos do ciclismo de estrada, também o foi por uma vez. Recentemente temos os casos de Zydenek Stybar, Wout van Aert e Mathieu van der Poel que já foram campeões do mundo da modalidade sendo hoje três dos nomes mais sonantes do pelotão internacional de estrada mas não abdicam de uma boa competição em circuito , cheia de obstáculos, com muitos paredes para subir e com uma quantidade razoável de lama , numa espécie de tratamento especial para a pele.
Eric de Vlaeminck, 7 vezes campeão do mundo

Mas houve outros que alcançaram o estrelado apenas competindo no cyclocross . Adri van der Poel , pai de Mathieu Van der Poel (figura maior do cyclocross nos dias de hoje) . Os belgas Mário De Clercq e Sven Nys também são nomes conhecidos de todos os adeptos .


 Apesar de originalmente ter começado em França, a Bélgica e a Holanda são os principais dominadores da competição e as mais importantes provas disputam-se sobretudo nestes 2 países.

Temporada 2019/2020




A temporada 2019/2020 que arranca no próximo domingo em Eeklo com a primeira prova do Ethias Cross , antigo Brico Cross começa com uma grande dúvida. Como é que as duas maiores figuras do cyclocross dos últimos anos vão encarar a competição que os tornou referências mundiais. Falamos claro que Mathieu van der Poel e Wout van Aert. A razão é uma: ambos estão completamente integrados no pelotão do ciclismo de estrada e os resultados alcançados este ano prometem. Haverá espaço e tempo para o cyclocross?


Para van der Poel os adjetivos não chegam para qualificar o que já fez na sua primeira época mais a sério em estrada. Competiu pouco é certo, mas quando se apresentou na linha de partida foi sempre uma referência e um dos principais ciclistas. Venceu a Dwars door Vlaanderen - A travers la Flandre , a De Brabantse Pijl - La Flèche Brabançonne e também a Amstel Gold Race de forma espetacular que vai ficar para sempre na memória dos adeptos de ciclismo. A sua estreia na prova rainha belga, a Ronde van Vlaanderen, foi marcada pelo azar. Caiu a cerca de 60km da meta, mas uma recuperação fantástica só ao nível dos predestinados, levou-o à discussão da corrida terminando em 4º lugar. Mas Mathieu van der Poel não é apenas cyclocross (venceu tudo o que havia para vencer a época passada, apenas lhe faltou a Taça do Mundo onde não participou nas duas primeiras provas) e estrada. O holandês já disse que quer ser campeão olímpico de XCO em Tóquio 2020 e por isso aplicou-se em pormenor na principal competição de XCO: a Taça do Mundo. Em 6 provas disputadas venceu 3 e mostrou ser o único atleta a dar luta ao supercampeão Nino Schurter. Das provas de XCO Poel voltou para a estrada assim que viu o percurso do campeonato do mundo disputado em Yorkshire. Um “sobe e desce “constante, um “parte pernas “ de mais de 250km que fazem de Mathieu van der Poel um dos grandes candidatos a vencer a corrida. E com tudo isto ainda sobra tempo para a sua vertente de eleição. Parece que sim. Já disse que não abdica da lama, da chuva e da areia. Foi o cyclocross que o viu nascer para o estrelato e talvez Poel queira ficar para a história como o maior atleta de todos os tempos. Tal como o ano passado vai falhar as duas primeiras provas da Taça do Mundo disputadas já em setembro nos USA, a preparação para os mundiais de Yorshire assim o exige, mas depois de 29 deste mês é provável ver um Mathieu van der Poel diabólico no Superprestige, no DVV , na Soudal Classics , na Ethias Cross e a recuperar posições na luta pela Taça do Mundo. Pelo meio Poel deve querer repetir os títulos de campeão europeu e mundial de cyclocross para depois se concentrar nas grandes clássicas do World Tour.
van der Poel  - vitória memorável na Amstel Gold Race



Wout van Aert não deve a época de cyclocross que desejava. O seu lugar foi quase sempre o segundo. Apenas venceu a prova francesa da Taça do Mundo e o Bredenecross  do Brico Cross. Uns furos abaixo de épocas anteriores e nem conseguiu aproveitar a ausência de van der Poel nas duas primeiras provas da Taça do Mundo perdendo ambas para Toon Aerts que acabaria por vencer a competição. Desde março de 2019 que se mudou para a equipa holandesa da Jumbo-Visma e logo aí começou a ser umas das principais apostas para as clássicas da primavera. Repetiu o terceiro lugar na Strade Bianche, foi segundo na E3 BinckBank. Estreou-se na Milano-SanRemo com um sexto posto e foi o grande azarado do Paris-Roubaix com vários problemas mecânicos e uma queda que o impossibilitou de discutir a corrida quando parecia ser um dos mais fortes do pelotão. Uma recuperação fantástica permitiu a van Aert terminar na 22ª posição. As vitórias surgiram no Critérium du Dauphiné com duas etapas ganhas e a classificação dos pontos. Estreou-se na maior competição velocipédica com um sabor agridoce. Venceu a etapa 10 à frente de homens como Elia Viviani ou Caleb Ewan mas o azar voltou a bater-lhe à porta e no CRI de Pau sofre uma queda com consequências graves. Um enorme rasgão numa perna que o obrigou a uma cirurgia e a um longo repouso. É por isso que a temporada de cyclocross de Wout van Aert é uma incógnita. Há informações que apontam o seu regresso à competição apenas para 2020, ou seja, com uma temporada a meio e onde o belga pouco ou nada pode fazer. Se tal se confirmar, Wout van Aert pode apontar a sua preparação quase exclusivamente para a época de estrada onde vai ser a principal figura da Team Jumbo-Visma para as provas de um dia.
Wout van Aert estreia-se no Tour com uma vitória em etapa e com uma grave lesão 



Quem corre por fora de todas estas equações é o atual vencedor da Taça do Mundo. Toon Aerts da equipa Telenet Baloise Lions. Não deu o “pulo total” para a estrada e parece ter aqui uma boa oportunidade para pelo menos repetir a grande temporada de cyclocross de 2018/2019 onde venceu a taça do mundo e três provas e também triunfou no mítico Koppenbergcross do troféu DVV e nos campeonatos belgas de cyclocross.
Toon Aerts venceu no mítico Koppenberg




Nomes também a ter em conta serão certamente: Laurens Sweeck (BEL), Van der Haar ( NED) , Tom Meeusen (BEL), Corne Van Kessel (NED), Klaas Vantornout (BEL),  Michael Vanthourenhout (BEL), Quinten Hermans (BEL), Marcel Meisen (GER), Tim Merlier (BEL) e Gianni Vermeersch (BEL). Será que vai ser a afirmação dos jovens prodígios Tom Pidcock ( GRB) e Eli Iserbyt (BEL) 

 As provas



Podemos dizer que existem 7 grandes provas de cyclocross : 2 campeonatos: do mundo e da Europa e 5 taças e troféus com várias provas.


1- Campeonato do mundo de Cyclocross (link oficial): 1 a 02/02/2020 em Dubendorf:Suiça



 O campeonato do mundo de cyclocross realiza-se entre os dias 01 e  02/02/2020 em Dubendorf na Suiça . O atual campeão do mundo Mathieu van der Poel tentará chegar ao seu terceiro titulo estando ainda longe do recordista Erik Vlaeminck  que foi 7 vezes campeão do mundo.

2- Campeonato da Europa de Cyclocross (linkoficial): 9 a 10/11/2019 em Silvelle: Itália


Num país onde o Cyclocross já marcou presença com algumas provas importantes realizam-se em Silvelle ( Pádua) os campeonato da Europa. Mathieu van der Poel é o atual campeão europeu e o principal alvo a abater.


3- Taça do Mundo UCI (link oficial):14/9/2019 a 26/01/2020


É a principal competição organizada pela UCI com 9 provas entre o continente americano e a Europa. São atribuídos pontos pelas classificações nas nove provas e o vencedor é o que no final reunir o maior número de pontos. Este ano é disputada em 6 países.

O grande recordista de vitorias é o belga Sven Nys com seis títulos. Dos atletas inscritos este ano apenas 4 já levaram o trofeu: Toon Aerts (1) , o holandês Lars Van der Haar ( 1) , o atual campeão do mundo Mathieu van der Poel ( 2) e também o belga Wout van Aert (1) , isto se vier a competir na taça do mundo.

Toon Aerts ganha a taça do mundo na época passada num duelo com Wout van Aert até aos últimos metros. Foram apenas 2 pontos a separar os dois belgas.  Das 9 provas disputadas o belga ganhou 2. Pontuando também nas restantes. Poel vai "tirar férias"depois de uma época onde não parou de pedalar e vai faltar às 2 provas americanas. Com a possível ausência de Wout van Aert , Toon Aerts tem uma boa oportunidade começar a taça do mundo com alguns pontos de vantagem.

Toon Aerts venceu a Taça do Mundo 2018/2019




Calendário

- 14/09/2019 - Jingle Cross Iowa City, USA (link)
- 22/09/2019 - Waterloo, USA (link)

- 20/10/2019-  Bern, SUIÇA (link) 
- 16/11/2019 - Tabor, REP. CHECA (link)
- 24/11/2019 - Koksijde, BÉLGICA (link)
- 22/12/2019 - Namur, BÉLGICA (link)
- 26/12/2019 - Heusden - Zolder, BÉLGICA (link)
- 19/01/2020 - Pont-Chateau,  FRANÇA (link)
- 26/01/2020 - Hoogerheide Province Noord-Brabant, HOLANDA (link)

Transmissão TV: todas as provas serão transmitidas no canal Youtube UCI (Link)


4 - Telenet Superprestige (link oficial) : 13/10/2019 a 15/02/2020 : NED e BEL


É a festa do povo para os lados da Bélgica. Faça chuva, faça vento, frio ou até se estiver a nevar não há razões para ficar em casa. É quase religioso. Os domingos são dias para calçar as galochas, vestir um casaco, meter um gorro pela cabeça e um cachecol no pescoço e segurar num bom copo de cerveja ao mesmo tempo que vê passar os heróis da lama. No troféu Superprestige ninguém é tão herói como o Sven Nys. 
Superprestige - a festa do povo
É o recordista com 13 vitorias e um herói nacional. Se um dia perguntarem a um miúdo belga quem querem ser quando forem grandes ouvirão de certeza uma de duas respostas: Tom Boonen (estrada) ou Sven Nys (cross). Ambos já deixaram a modalidade.
A época de 2018/2019 foi totalmente dominada por Mathieu Van der Poel. Venceu todas as provas disputadas. Com apenas 24 anos e quatro vitórias no Superprestige pode ser o principal sucessor de Sven Nys, isto se optar exclusivamente pelo cyclocross, situação que aparentemente parece pouco provável tais são os resultados que o holandês já apresenta no ciclismo de estrada em competições importantes e também no MTB.

Mathieu Van der Poel - 1º lugar Superprestige 18/19

Calendário:

- 13/10/2019 – Gieten, NED (link)
- 19/10/2019, Boom, BEL (link)
- 27/10/2019 – Gavere, BEL (link)
-03/11/2019 – Ruddervoorde, BEL (link)
- 08/12/2019 - Zonhoven, NED (link)
-29/12/2019 – Diegem, BEL (link)
- 09/02/2020 – Hoogstraten, BEL ( llink)
- 15/02/2020 – Middelkerke, BEL (link)



Transmissão TV: normalmente : https://www.vrt.be/vrtnu/

5- DVV Verzekeringen Trofee (link oficial): 1/11/2019 a 08/2/2020, BEL

Troféu também com muito prestigio realizado totalmente na Bélgica composto por 8 provas. Aqui o que conta não são os pontos, mas sim o tempo. Quem terminar o trofeu (as 8 provas) com o menor tempo será o vencedor.

Mais uma vez Sven Nys é o grande dominador com 9 vitórias. Dominadores totais são os ciclistas belgas que sempre ganharam o DVV Verzekeringen Trofee.

Na época passada a vitória foi de  Mathieu van der Poel, que venceu 7 das 8 provas disputadas.

Koppenbergcross: e o mítico Koppenberg
No dia 1 novembro, como é tradição, é a mais carismática prova do troféu DVV e de todo o circuito internacional de cyclocross: o Koppenbergcross em Oudennarde. Toda a prova é ao redor do muro Koppenberg bem conhecido de todos devido á sua presença na Ronde van Vlaanderen. Na prova de cyclocross parte do percurso é no pavê dessa mítica subida. A não perder.

Calendário:
- 01/11/2019 – Koppenbergcross, Oudennarde, BEL (link)
- 17/11/2019 – Flandriencross, Hamme,  BEL (link)
-30/11/2019 - Kortrijk, BEL
-14/12/2019 – Hotondcross , Ronse , BEL
- 27/12/2018 – Azencross, Loenhout, BEL
- 01/01/2020 – GP Sven Nys, Baal, BEL
- 08/02/2018 – Krawatencross, Lille, BEL

Transmissão TV: https://www.vrt.be/vrtnu/


6- Ethias Cross  (link oficial): 8/09/2019 a 16/02/2020 , BEL


É o troféu que abre a temporada 2019/2020 com o regresso da prova de Eecklo. Para "variar um pouco" doi Mathieu Van der Poel que dominou a época passada com 4 triunfos nas 8 provas realizadas.

Calendário:

- 08/09/2019 – Eeklo, BEL , (Link) 
- 05/10/2019 – Berencross, Meulebeke, BEL (link)
- 12/10/2019 – Kruibeke, BEL (link)
- 26/10/2019 – Beringen BEL (Link)
- 07/12/2019 – Essen, BEL (link)
- 30/12/2019 – Bredene, BEL (link)
- 05/02/2020 - Maldegem, BEL (link)
- 16/02/2019 - Hulst, BEL ( link)

Transmissão TV https://vtm.be/live

7 – Rectavit Series (link oficial): 6/10/2019 a 26/02/2020, BEL
 É um trofeu de “segunda linha” que normalmente é aproveitado para outros ciclistas tentarem obter as vitórias da temporada.

Calendário:

- 06/10/2019 – GP Neerpelt , Neerpelt, BEL
- 11/11/2019 – Niel BEL
- 21/12/2018 – Waaslaandcross, Sint-Niklaas, BEL
- 22/02/2020 – Cyclocross Leuven,  BEL
- 26/02/2019 – Cyclocross Waregem, BEL

 Transmissão TV:  normalmente em https://vtm.be/live

As Equipas:

 Corendon-Circus ( BEL)  - Site


Creafin (BEL)

Pauwels Sauzen - Bingoal (BEL) - Site


Tarteletto Isorex (BEL) - Site


Telenet Baloise Lions (BEL) - Site


 Ao longo da temporada 2019/2020 o Aguadeiro Trepador irá fazer atualizações a este guia. Fiquem atentos!

#cyclocross
#superprestige
#UCICXWC
#ethiascross
#soudalclassics
#DVVTrofee
#Cycling
#CX
#vanderpoel
#vanaert
#Mathieuvanderpoel
#Woutvanaert


Boas Pedaladas !
AT

1 comentário: