domingo, 24 de fevereiro de 2019

Volta ao Algarve 2019: etapa 5 - o ponto final !



O Fim!
Terminou a 45ª Volta ao Algarve em bicicleta. Terminou com uma interessante etapa com o final já tradicional no Alto do Malhão. Não foi preciso utilizar a calculadora, mas os últimos 25km foram de tal forma animados que a vitória final na Algarvia só ficou decidida nos metros finais.

A sequência Malhão-Vermelhos-Malhão deixou as suas marcas. Tal como esperado. Na primeira passagem pela subida, que é também final de etapa, o pelotão ficou completamente partido. Em Vermelhos, uma contagem de montanha curta mas com zonas bastantes inclinadas saíram do pelotão nomes importantes: David de La Cruz (Team Sky), Zdenek Stybar ( Deceuninck -  Quick Step) e também Søren Kragh Andersen (Team Sunweb). O dinamarquês tinha de recuperar os 29s de desvantagem para o líder Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) . À entrada para os derradeiros 2,5km finais , a difícil subida ao Alto do Malhão, Kragh Andersen tinha mais de 1minuto de avanço para o grupo do camisola amarela. Na sua roda estava o checo Stybar. Lá atrás lutava-se também pela geral. Enric Mas ( Deceuninck-Quick Step ) foi ao primeiro a mexer e Wout Poels (Team Sky)seguiu-lhe as “pedaladas”. Pogacar não foi ao choque e geriu o tempo de vantagem que tinha para Mas e Poels e foi sempre recuperando em relação a Søren Kragh Andersen.

Tadej Pogacar vence a Volta Algarve 2019
Stybar ganhou a etapa. Foi inteligente. Quem tinha de puxar era o dinamarquês e Stybar não passou uma única vez pela frente da corrida depois de entrar na subida final. Com uma exceção. Quando a 200m da meta Stybar passou para a frente da corrida foi para atacar para a vitória na etapa 5 da Algarvia. Kragh Andersen foi segundo e Wout Poels (Team Sky) terceiro. O camisola amarela Tajed Pogacar termina 6º lugar e perde 15s na luta pela geral individual. Foi tempo insuficiente para lhe retirar a liderança. Tadej Pogacar vence a Volta ao Algarve 2019 e  conquista também a camisola branca de melhor jovem, naturalmente.  
 
Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe ) fica com a camisola verde e Tim Declercq ( Deceuninck-Quick Step ) é o melhor trepador levando a camisola azul.
Foto: www.voltaaoalgarve.com
 
Foram 5 dias em cheio! Apesar da lista de inscritos ser um pouco inferior quando comparada com anos interiores, houve emoção e surpresas todos os dias de competição. Uma nota positiva para a juventude. Tadej ganhou a etapa 2 e a geral individual e tem apenas 20 anos. Fábio Jacobsen (Deceuninck-Quick Step) com 22 anos venceu em Lagos a primeira etapa batendo ao sprint nomes importantes do pelotão internacional. Jovem ainda é o holandês Dylan Groenewegem (Team Lotto-Visma) que com os seus 25 anos consegue a sua terceira etapa na prova algarvia ao vencer em Tavira. Groenewegen vence 3 das últimas 4 chegadas ao sprint da prova portuguesa.
Geral Individual da Volta ao Algarve 2019
 
Em relação à armada portuguesa e apesar da tarefa de brilhar ser muito difícil não podemos dizer que a Volta ao Algarve tenha passado completamente ao lado dos ciclistas lusos. Destaque obvio para o algarvio Amaro Antunes (CCC Team) . Melhor português na geral individual com o seu 8º lugar e uma belíssima etapa 2 onde esteve muito perto de vencer no ponto mais alto da competição, o Alto da Foia.
Amaro Antunes : Foto @João Fonseca
 
Muito boa foi também a exibição do jovem (mais um) João Rodrigues (W52-FCPorto) que nas etapas mais exigentes, Foia e Malhão, andou sempre no pelotão da frente sendo recompensado com um honroso top 10 final. Rodrigues termina na 9ª posição.

No lado oposto e menos positivas foram as prestações do veterano Tiago Machado (SCP-Tavira) 39º da geral e principalmente de Ruben Guerreiro (Team Katusha Alpecin) 27º lugar. Guerreiro teima em não conseguir dar o “salto” e confirmar a qualidade que alguns adeptos e especialistas da modalidade lhe atribuem. Com 24 anos e no seu terceiro ano como ciclista World Tour está na altura!

Foram 5 dias em cheio para Tadej Pogacar ! O esloveno era até hoje um desconhecido para a maioria dos adeptos da modalidade. É certo que já tem no seu currículo a mais importante corrida sub-23 , o Tour de l’ Avenir ( Volta a França do Futuro) e outras também de elevado valor como o Giro della Regione Friuli Venezia Giulia, mas quem apostou na vitória de Pogacar nesta Volta ao Algarve ? Numa lista de ciclistas onde constavam nomes como Enric Mas, de La Cruz, Wout Poels ou Simon Spilak ? Poucos, é certo ! Ou mesmo nenhuns. O Algarve ficará para sempre na memoria de Tadej Pogacar. Vence a sua primeira etapa e volta como ciclista profissional. Há outra particularidade na vitória de Pogacar. Quando hoje cruzou a meta no Alto do Malhão o esloveno tinha 20 anos e 156 dias, ou seja, é o vencedor mais novo das 45 edições da Algarvia! Que pena a ausência de Renco Evenepoel ( Deceuninck-Quick Step) seria um duelo bastante interessante.

Agora venham daí as clássicas, os muros, o pavê e o ciclismo romântico…. !

#Valgarve19
#Valgarve2019

 

Sem comentários:

Enviar um comentário