domingo, 23 de julho de 2017

4º Tour de Froome: "uma vitória à Walko" ?

A 4ª vitória de Chris Froome é uma “ vitória á Walko “ ? ( para saber o significado da expressão ver aqui a cronica já publicada ) .

Resposta : depende. 

Para a generalidade das pessoas , para as estatísticas e para a própria história do Tour a resposta é não. A 4ª vitória do britânico é igual a todas as outras vitórias . As suas e a de todos aqueles que chegaram de amarelo aos Campos Elísios ao longo destas 104 edições .

Chris Froome - vencedor da 104ª edição do Tour de France
 

Para os franceses sim . É uma “ uma vitória á Walko “ . O argumento é simples : Froome entrou hoje para o restrito lote de vencedores da prova francesa que não ganharam uma etapa ....na edição que venceram , é certo. ( Froome ganhou etapas nos outros 3 Tour´s)
Foram apenas 7 ciclistas que chegaram a Paris , subiram ao degrau mais alto da classificação geral mas nunca o fizeram como vencedor de etapas .
A maior “proeza”  pertence ao responsável pela expressão . Roger Walkowiak não ganhou nenhuma etapa no Tour que venceu assim como nunca ganhou uma etapa em toda a sua participação na Grande Boucle . É caso único.

Os franceses tem razão ? Ou é mais um ataque de ciúmes ao bom estilo “ chauvinista “ do povo que não tem um grande  herói nacional há mais de 32 anos ?

Lá para meio da semana sai meia dúzia de palavras sobre o 104º Tour de Froome...ups França.

Boas Pedaladas.
AT

1 comentário:

  1. "Tour de Froome"... a boca fugiu para a verdade (ou os dedos, neste caso)

    :)

    ResponderEliminar