sábado, 1 de julho de 2017

104º Tour de France

Mês de Julho = praia . Não só ! Mês de Julho = praia e TOUR DE FRANCE
 
Já começou a 104ª edição do Tour de France . Desta vez na cidade alemã de Dusseldorf e logo com um contra relógio individual de 14km que promete fazer algumas diferenças entre os principais favoritos . 
São 21 etapas ( ver aqui ) , 9 delas planas , 5 acidentadas " rompe pernas " 5 de montanha  e 2 contra relógios individuais.
 
 
 
Não queremos ser muito extensos , mas vamos ao que interessa nestas circunstancias : as etapas e os grandes protagonistas.
 
ETAPAS 
 
Além dos 2 contra relógios individuais , no primeiro e no penúltimo dia de competição , podemos identificar 4 etapas que definiram quem irá subir ao pódio no dia 23 em Paris .
 
Etapa 5 - Vittel  - La Planche des Belles Filles  ( 160km) - 5 julho (ver aqui)
 
É a primeira etapa a terminar em alto . Aqui , e depois do primeiro embate do CRI logo a abrir, os favoritos á classificação geral irão aparecer . É a primeira grande batalha . A etapa termina em La Planche des Belles Filles , 1ª cat : 5,9km , média 8,5%
 
Favoritos: Chris Froome, Bardet e Pinot
 

 
 
 

 Etapa 9 - Nantua - Chambery ( 181km) - 9 julho (ver aqui )
 
Não é nos Alpes nem nos Pirenéus mas é um autentico serrote. Apesar de não terminar em alto a ultima subida : Mont du Chat promete fazer grandes diferenças . Contador , se a primeira abordagem à montanha correr mal ( etapa 5) pode ter aqui um dia que lhe caiu que nem uma luva.
 
Favoritos : Contador, Quintana, Froome
 
 
 
Etapa 12 - Pau - Peyragudes : (214,5km) - 13 julho (ver aqui)
 
É a etapa rainha dos Pirinéus. São 6 contagens de montanha com uns 41km finais terríveis : Port de Balès , o mítico Peyresourde e as rampas finais de Peyragudes. O espetáculo promete . Esperam-se ataques, ataques e ataques . O contrario será uma desilusão .
 
Favoritos: Froome, Quintana e Aru
 
 
 
Etapa 18 - La Mure  - Serre-Chevalier ( 183km) - 19 julho ( ver aqui)
 
Já estamos nos Alpes . As diferenças entre os favoritos já deve ser significativa e esta etapa aponta para ser talvez a ultima grande oportunidade de fazer grandes mudanças na classificação geral . Os monstruosos: Croix de Fer , Telegraphe e Galibier  irão ditar as suas regras .
 
Favoritos : Quintana , Froome e uma fuga : talvez Jarlison Pantano ou Pierre Rolland.
 
 
 
 
AS FIGURAS:
A lista de inscritos pode ser consultada aqui. Vamos apontar as grandes figuras por equipa
 
Ag2r La Mondiale
 
Romain Bardet : a grande esperança dos franceses. Tem como grande objetivo o pódio final e vitorias em etapas
 
Astana
 
Jakob Fuglsang/Fabio Aru : a liderança da equipa Astana será repartida entre os 2. Ambos lutarão pelo top 5- 10
 
Bahrain Mérida
 
Ion Izagirre: Sem a presença de Nibali, a liderança deverá ser do ciclista espanhol. Top 10 e 1 vitoria em etapa
 
Bora-Hansgrohe
 
Sagan , Sagan, Sagan....Além de ser a grande figura da equipa é a grande figura do ciclismo mundial. Procura a sua 6ª camisola verde e vitorias em etapas.
 
BMC
 
Richie Porte: o australiano parece estar em grande forma. Se o azar não lhe bater á porta como tem sido habitual, pode ser um serio candidato à vitoria final
 
Cannondale-Drapac
 
Pierre Rolland: um guerreiro por natureza. Tem como objetivos a camisola de rei da montanha e integrar fugas vitoriosas nas etapas mais difíceis.
 
Cofidis
 
Nacer Bouhanni: a concorrência no sprint é muito grande , mas o francês é um "lutador " e pode surpreender os principais candidatos nas etapas planas. 1 vitoria e lutar pela camisola verde já será suficiente para considerar um bom Tour para Bouhanni.
 
Dimension Data
 
Mark Cavendish: será sempre um candidato a todas as etapas discutidas em sprint. Veio de uma longa lesão mas tem como objetivo 2 ou 3 vitorias em etapas.
 
Direct Energie
 
Thomas Voeckler: o campeão da Alsácia. Faz o seu ultimo Tour . Que bonito seria uma vitoria de uma etapa
 
FDJ
 
Arnaud Demare/ Thibaut Pinot: Demare para as chegadas rápidas e Pinot para a geral . A concorrência é muito grande para ambos , mas os adeptos franceses depositam alguma esperança no sucesso dos 2 ciclistas da FDJ
 
Fortuneo-Vital Concept
 
Brice Feillu: o ciclista francês como é habitual irá estar em fugas procurando o sucesso. 
 
Katusha-Alpecin
 
Alexander Kristoff / Tony Martin: o norueguês , apesar da época menos conseguida até agora é a aposta da equipa de José Azevedo para as etapas em sprint. O alemão Martin procura 2 vitorias nos 2 CRI
 
Lotto-Soudal
 
 
 
Tony Gallopin: a equipa belga não tem homens para atacar a geral . É certo que normalmente corre sempre para ganhar e por isso as vitorias em etapas são o objetivo. O francês Gallopin já mostrou como se ganha no Tour de France.
 
Lotto NL-Jumbo
 
Primoz Roglic / Robert Gesink:  o esloveno está em grande forma. Começou a época a ganhar no Algarve e faz agora a sua estreia na maior prova de ciclismo no mundo. É bom no CRI e já mostrou boas indicações a subir . O Top 10 é possível. Robert Gesink irá lutar por acompanhar os melhores quando o terreno empinar.
 
Movistar
 
Nairo Quintana/ Alexandre Valverde: O colombiano chegou a afirmar que será difícil ganhar o Tour com Froome no mesmo pelotão. O que é certo é que nos últimos anos so ele conseguiu fazer tremer a armada britânica da Sky. O objetivo será sempre a vitoria final. Se Quintana falhar a Movistar tem no murciano Valverde o plano B para uma boa classificação final.
 
Orica- Scott
 
Esteban Chaves: é um jovem e este não será o momento para se apresentar logo como candidato á vitoria final. O teu tempo chegará. O Top 10 é possível.
 
Quick-Step Floors
 
Marcel Kittel: o sprinter alemão é o mais forte candidato a dar vitorias a esta super equipa belga.
 
Sunweb
 
Michael Matthews: este ano já ganhou na Volta à Suiça e também no Pais Basco. Não vai ter muitas hipóteses mas já sabemos que a qualidade do australiano é suficiente para conseguir ganhar uma etapa.
 
Trek- Segafredo
 
Alberto Contador: vencedor em 2007 e 2009. Com Contador podemos esperar sempre o melhor . E o melhor é correr para ganhar.
 
UEA Team Emirates
 
Louis Meintjes: o sul africano é o homem para a geral da equipa dos Emirados. Mas as fugas serão de certeza a grande aposta
 
Wanty - Groupe Gobert
 
Yoann Offredo: é a sua primeira participação na Grand Boucle. Uma vitória em etapa seria excecional
 
Team Sky
 
Chris Froome: o principal candidato á vitoria final. Será o alvo a abater
 
 
E pronto, que comece o Tour de France. Sobretudo com espetáculo que é coisa que ficou na gaveta nas ultimas edições. 
 
O Aguadeiro Trepador irá fazer 2 artigos programados: nos 2 dias de descanso ou sempre que for necessário , por exemplo: ver o camisola amarela a correr montanha acima :)
 
Bom Tour e boas pedaladas.
 
AT
 

Sem comentários:

Enviar um comentário