segunda-feira, 10 de julho de 2017

Quedas , expulsões e decisões, eis a primeira semana de TOUR 2017


A 104ª edição do Tour de France chegou hoje ao seu primeiro dia de descanso. Por norma é um dia sempre “ complicado “ e os ciclistas aproveitam para carregar baterias. O problema é o dia de regresso á competição que normalmente é acompanhado de um número elevado de desistências. Que o diga Tejay Van Garderen J….desta vez ausente.
E por falar em desistências a competição arrancou no passado dia 1 com dois abandonos de peso: Valverde, chefe de fila da Movistar, sim leram bem ….chefe de fila e Ion Izaguirre da Bahrain Merida.
Valverde abandona Tour nos primeiros minutos de competição
E aproveitando a deixa abordamos já um dos temas da crónica: Quintana e a Movistar . No início do Tour quem seria o chefe de fila da equipa nº1 do World Tour? Experiente como é , acreditamos que Unzue  tinha atribuído  esse papel ao ciclista murciano. O contrário seria muito amador e uma tremenda injustiça para o próprio Nairo Quintana. Acontece que o simples facto de levar um ciclista como Quintana para uma Volta á França depois de um Giro que não correu nada bem ao colombiano é já de si um erro infantil. Quintana não está na sua melhor forma. Simples. E os resultados estão à vista. Com 1/3 do percurso completado, Quintana encontra-se a 2m13s da liderança na 8ª posição. Apesar do já tradicional crescendo de performance do corredor colombiano na última semana de prova é muito provável que nem os calcanhares do pódio consiga atingir. Mas atenção estamos só a falar no campo da futurologia.
Por falar em futurologia, o futuro de Chris Froome na prova francesa parece ser cada vez mais risonho. É normal. Mesmo parecendo mais fraco que nos anos anteriores, Froome é o ciclista mais forte do pelotão. A sua liderança parece intocável. Apesar dos escassos 18s de Aru, 51s de Bardet e 55s de Uran de atraso dá sempre a sensação que o britânico tem a corrida controlada. Ok, puderá sempre haver uma queda , uma corrida  a meio da montanha ou uma avaria com o ataque dos adversários , mas o que é certo é que Froome tem tudo a seu favor para ganhar o seu 4º Tour de France. Tudo aquilo que Aru, a subir, puderá ganhar a Froome ou os segundos ganhos de Bardet a descer, serão sempre, à partida, insuficientes para chegar a Paris de amarelo.
Romain Bardet
Froome terá sempre a seu favor o contrarrelógio de 23km no penúltimo dia para recuperar eventuais perdas. Porventura haveria um adversário para Froome : o amigo Richie Porte que abandonou a prova depois de uma queda inacreditável e assustadora na etapa rainha.
De quedas também se fez a história dos primeiros dias. Além de Valverde e Izaguirre, Cavendish vai ao chão e abandona. Sagan é expulso do Tour. Perdem todos: Sagan em primeiro lugar, a organização da prova em segundo que vê a maior figura do ciclismo mundial e atual campeão do mundo fora da maior prova ciclística e perdem também os adeptos do ciclismo. Houve excesso de zelo dos comissários?

As opiniões são diversão e existem para todos os gostos. Mas uma coisa é certa: Cavendish não cai por causa do cotovelo de Sagan. E nas 300 mil repetições os comissários conseguiram ver isso.
Uma menção honrosa para Lilian Calejame e para a sua brilhante vitória na 8ª etapa. Calejame corre com romantismo. Para ganhar é preciso atacar atacar atacar e atacar. As contas fazem se no fim da etapa. Foi isso que Calejame fez. O episodio das caibras foi a cereja em cima do bolo. Chapeau Calejame !
Lilian Calejame
Os Menos ( - ) da primeira semana: FDJ/Pinot + Movistar + monotonia na maioria das etapas
Os Mais ( +) da primeira semana : Ag2r + Calejame + Uran.
E mais uma vez ….muita atenção ao jantar do dia de descanso.
Boas pedaladas.
AT
 
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário