quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Imagens com estória nº 3 : " A traição de Ronse "



Ronse é uma pequena cidade belga da região da Flandres. A sua ligação com ciclismo é naturalmente muito forte. É palco de passagem das várias corridas belgas de apenas um dia. Por Ronse passa normalmente a Ronde Van Vlaanderen e o seu Kluisberg com 1km de distancia, 6,5% inclinação média e 15% máximo.

Ronse também é conhecida pelos dois mundiais de ciclismo aí disputados: em 1988 ganhos por Maurizio Fondriest e em 1963 vencidos pelo jovem belga Benoni Beheyt, Mundiais esses que acabaram em polémica.

Quando o tiro de partida foi dado em Ronse havia um ciclista favorito a vencer os 323km essencialmente acidentados no típico terreno flamengo. Era o belga Rik van Looy.

Van Looy era na altura uma das maiores estrelas do ciclismo mundial. Disputava o título de “estrela maior” com nomes como: Frederico Bahamontes, Jacques Anquetil e Raymond Poulidor. Vencedor dos mundiais de ciclismo em 1960 e 1961, Van Looy apresentava em 1963 um palmarés notável. Com 31 anos e num grande momento de forma o belga já tinha vencido os 5 Monumentos do Ciclismo (Paris-Roubaix , Liége-Bastogne-Liége, Ronde van Vlaanderen, Milano-SanRemo e Giro da Lombardia ). Também tinha no currículo 12 etapas do Giro de Itália e em 1963 no Tour de France venceu 4 etapas. Rik Van Looy , o Keizer van Herentals como era conhecido, tinha uma seleção belga preparada inteiramente para o ajudar. A tática era simples: controlar as fugas de nomes importantes e atacar a corrida no Kluisberg a cerca de 10km da meta. Quando a corrida passou pelo “Muur” de Kluisberg apenas 26 ciclistas estavam na frente com os belgas a comandar a corrida com 6 elementos e o seu líder Rik Van Looy. Tudo corria como previsto e à entrada para o último km já com o risco de meta à vista não parecia haver grandes dúvidas: entre a multidão todos gritavam por um nome: o herói belga , o Imperador, Van Looy que estava perto de conquistar o seu terceiro mundial de ciclismo de estrada.

Van Looy estava prestes a cortar a meta e a erguer os braços no ar. Mas atrás do grupo da frente vinha outro belga que se manteve sempre na mesma posição. Era o jovem de 22 anos Benoni Beyeht que se estreava na seleção do seu país. Aos poucos Beyeht ganhava posições e estava agora atrás do seu líder Van Looy. Num momento de “loucura “o jovem ciclista da equipa Wiel’s-Groene Leeuw agarrou no selim de Van Looy e cruzou a linha de meta em primeiro. Beyeht tinha ganho os mundiais de ciclismo. Todos estavam incrédulos. Rik Van Looy nem uma palavra dizia, o seu rosto estava fechado e perto de explodir. A comitiva belga não sabia se podia festejar ou se se mantinha calada e na multidão havia um silêncio geral e todos estavam espantados com o que acabaram de ver. O seu Imperador fora derrotado por um jovem de 22 anos . Esta cena não estava prevista na peça dos Mundiais de Ciclismo de Ronse e muitos dos fãs de Van Looy apelidaram-na de “ a Traição de Ronse”.
Beyeht ultrapassa Van Looy em cima da meta
 

Na cerimónia do pódio o clima era tenso. Van Looy nem levantou a cabeça , o terceiro classificado , o holandês Jo de Haan, não sabia o que fazer e mesmo o vencedor Beyeht festejou timidamente a sua maior conquista como profissional de ciclismo.

Benoni Beyeht provavélmente sabia o que seria a sua vida daqui para a frente. Ninguém lhe deu os parabéns. Nem os seus companheiro de seleção. Rik Van Looy tinha muito poder nos meandros do ciclismo e ninguém queria ficar contra o todo poderoso Imperador belga.

A “Traição de Ronse” passou a barreira do ciclismo profissional e nalguns bares e cafés belgas, os poucos adeptos de Beheyt discutiam ferverosamente com os fãs de Van Looy. Muitas vezes essas  discussões terminavam com socos e pontapés.

Rik Van Looy nunca esqueçeu o que Benoni Behety lhe fez naquela tarde de 11 de Agosto de 1963 e os dois nunca mais falaram deste então. Van Looy continuou a conquistar corridas mas a carreira de Behety não foi a esperada para um campeão do mundo. Quando o contrato com a sua equipa terminou nenhuma equipa o quis. Deixou de ser convidado para os principais critérios e a sua carreira terminou dois anos depois de vencer os Campeonatos do Mundo.

A “ Traição de Ronse” tinha ganho outro capítulo : “ a Maldição de Ronse” . Ninguém se pode meter com o Keizer van Herentals

Boas pedaladas.

AT


1 comentário: