terça-feira, 13 de novembro de 2018

Prémio “Bidon de Ouro 2018 “ - SemiFinal : Tiesj Benoot vs Vincenzo Nibali



 
 
 Tiesj Benoot vs Vincenzo Nibali
 
A primeira semifinal do Prémio “Bidon de Ouro 2018 “põe frente a frente um jovem e um veterano.

Se para o jovem Tiesj Benoot a chegada isolado à Piazza del Campo em Siena é a sua mais bela vitória (ok, foi a única 😊), a conquista do veterano Vincenzo Nibali na Via Roma em San Remo não lhe fica atrás. Ambos foram conquistas corajosas. Coragem, audácia e perseverança. Se Benoot foi eliminando adversários ao longo do percurso da Strade Bianche até ficar isolado, Nibali atacou no momento certo e segurou a vantagem nos últimos km conquistando um Monumento destinado na maioria das vezes aos homens mais rápidos do pelotão.
Quem sairá vitorioso deste primeiro duelo?
 
Tiesj Benoot – Strade Bianche 2018
Tiesj Benoot , Le Tolfe , Strade Bianche 2018

 A Strade Bianche faz parte do principal calendário da UCI apenas desde 2017 mas desde o inicio (2007) que cativa os principais homens especialistas em provas de um dia. Cancellara ganhou a prova três vezes e é o recordista de vitorias, Gilbert também a venceu em 2011, Moreno Moser em 2013 , Zdenek Stybar em 2015 e o polaco Michał Kwiatkowski duas vezes vencedor em 2014 e 2017. Em 2018 foi a vez do belga da Lotto Soudal Tiesj Benoot. Benoot conquista em Siena a sua primeira vitória. E que vitória! Sem o ser, foi mesmo um Monumento….
O traçado da edição de 2018 foi idêntico ao percorrido nos anos anteriores. De Siena a Siena numa volta de 184km passando pelos já tradicionais Montalcino , Monte Sante Marie, troço de terra batida de 11,5km onde Fabian Cancellara está homenageado, o Le Tolfe a 12km da meta com os seus 18% de inclinação máxima em estrada não asfaltada e por fim os já famosos 700metros da Via Santa Catarina que são a porta de entrada para a Piazza del Campo berço da cidade de Siena , património mundial da UNESCO.
A corrida ficou marcada pelas condições meteorológicas. Chuva, muita lama , frio e alguma neve. Não foi por isso de estranhar que um dos protagonistas do dia tenha sido o campeão do mundo de cyclocross Wout van Aert.
Na parte decisiva da corrida van Aert seguia na frente em conjunto com Romain Bardet. Em sua perseguição e em bom ritmo Tiesj Benoot e Pieter Serry . Benoot deixou para trás Serry e a 15km de Siena alcança van Aert e Bardet. Nas primeiras rampas em sterrato do Le Tolfe o belga da Lotto Soudal ataca e a corda partiu. Nem os “terríveis” 700m da Via Santa Catarina a 16% impediram que Benoot fosse o primeiro ciclista a ver a Piazza del Campo e erguer os braços comemorando a sua primeira e espetacular vitória.




Vincenzo Nibali – Milano-San Remo 2018
Via Roma, Nibali vence`derrotando a armada de sprinters
 

“Un Uomo solo a Sanremo”

Foi desta forma que a Gazzetta Sportiva descreveu a brilhante vitória de Vincenzo Nibali no primeiro Monumento da época: a Milano-SanRemo.
Para perceber a analogia presente na manchete do principal jornal desportivo italiano é preciso recuar 69 anos.
Em 1949, Mauro Ferreti, imortalizou Fausto Coppi deixando os italianos a imaginar e a sonhar:
“un uomo solo é al comando, la sua maglia é bianco-celeste, il suo nome é Fausto Coppi “
No dia 17 de Março de 2018 foi a vez de Vincenzo Nibali chegar isolado a Via Roma e ganhar a Milano-SanRemo.
Nibali junta ao seu vasto palmarés, onde se inclui Tour de France (2014), Giro Itália ( 2013, 2016), Vuelta a Espanha ( 2010) e Il Lombardia (2015,2017) , a Classicissima “ La Primavera”. O ataque no Poggio de SanRemo , uma descida louca até aos últimos 2km e a persistência até aos últimos metros valeram-lhe uma das melhores , se não mesmo a melhor e mais espetacular, vitória da sua carreira.
Desde 2008, com Cancellara, que uma fuga não tinha êxito na MSR.
Há doze anos que um italiano não ganhava a corrida. O último foi Pozzato em 2006.
26 anos depois um vencedor de uma Grande Volta - GT (Tour ou Giro ou Vuelta) ganha a Classicíssima MSR. Antes de Nibali apenas Sean Kelly (Vuelta) em 1992!
Se reduzirmos os números e se pensarmos em ciclistas que ganharam as três GT e pelo menos dois Monumentos diferentes teremos apenas: Felice Gimondi, Eddy Merckx, Bernault Hinault e agora Vicenzo Nibali. Notável!!!!!
De todas as mensagens de felicitação que Nibali terá recebido, certamente uma ficará para sempre na sua memória! O telefonema de Eddy Merckx : “ Nibali hoje foste grande “
Para recordar, com a emoção de um italiano a comentar:
 




Votação até dia 25/11

Tiesj Benoot vs Vincenzo Nibali
1-      Nos comentários do blog, em baixo

OU

2-      Na página Facebook do Aguadeiro Trepador Blog (AQUI )

Para mais informações sobre o Prémio " Bidon de Ouro 2018 " , ver aqui !

Sem comentários:

Enviar um comentário