sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Il Lombardia 2019 : o fim oficioso da temporada.





 
Disputa-se amanhã a última grande corrida do ano. O último dos “Monumentos”. A “clássica das folhas caídas”. As estradas sinuosas e estreitas da bonita região italiana da Lombardia irão coroar o último vencedor da temporada.
Il Lombardia 2019
 

Na edição 113 da “Il Lombardia” irão ser percorridos 243km que ligam a cidade histórica de Bergamo à bela Como localizada nas margens do famoso lago com o mesmo nome. Pelo meio uma passagem pela inesquecível Bellagio (para quem já visitou), uma subida a Madonna Ghisallo , uma meca do ciclismo mundial onde até existe um museu, o terrível Muro di Sormano e as suas rampas de 25% e por fim a subida a Civiglio e a descida perigosa para Como.

 

Giovanni Gerbi foi o primeiro vencedor, já falamos dele neste artigo, e Alejandro Valverde é um dos candidatos a venceu a edição de 2019. Valverde perdeu o ano passado a hipótese de ganhar e juntar-se ao restrito lote de ciclistas que já venceram o “ Giro da Lombardia” com a camisola arco-iris: Alfredo Binda ( 1947), Tom Simpson ( 1965), Eddy Merckx (1971), Felice Gimondi (1973) depois de vencer o maisfamoso dos sprints em Mundiais de Ciclismo : ver aqui , Giuseppe Saronni ( 1982), Oscar Camenzind ( 1998) e por fim o grande Paolo Bettini que em 2006 cruzou a meta em Como com as lágrimas nos olhos e os braços erguidos para o céu. Uma homenagem e dedicatória ao irmão falecido 8 dias antes num acidente de carro.
Bettini venceu em 2005 e 2006
 
Além de Valverde, dois nomes em super forma podem ser apontados como grandes favoritos: Egan Bernal e Primoz Roglic. O colombiano depois de vencer o Tour de France , com a exceção da clássica de San Sebastian, apenas competiu em território italiano. Ontem venceu o GP Piemonte " facilmente" e fez da subida ao Santuário de Oropa um verdadeiro passeio de preparação para a Il Lombardia. A Team Ineos apresenta uma formação muito equilibrada . Gianni Moscon será o plano B e Diego Rosa e Ivan Ramiro Sousa dois escudeiros de luxo para os dois lideres da equipa britânica.
Primoz Roglic venceu a Vuelta a Espanha há menos de 1 mês mas a forma do esloveno continua imparável. A forma autoritária como dominou a subida a San Luca no Giro Dell Emilia e o final da Tre Valli Varese fazem de Roglic um dos únicos ciclistas que levam 5 estrelas na classificação dos grandes favoritos a vencer o Monumento. A formula para o sucesso da equipa Team Jumbo-Visma mantem-se , uma vez que a formação apresentada neste Giro da Lombardia é praticamente a mesma que levou Roglic à vitória na Vuelta.

O tubarão de Messina já tem 2 vitórias e nunca sabemos bem o que esperar de um dos ciclistas com maior palmares de sempre. Vincenzo Nibali teve uma participação discreta nas clássicas italianas de Outono, não está tão marcado como Roglic e Bernal e por isso uma " dentada " do ciclista da Bahrain Merida pode ser fatal para os adversários.

Jakob Fuglsang , Adam Yates , Philippe Gilbert , Giulo Ciccone, David Gaudu  e Michael Woods são nomes que vão estar em destaque nas fases decisivas da corrida.

A presença portuguesa está assegurada por Rui Costa e José Gonçalves.

Pinot venceu em 2019
 

Ainda que não seja oficial, Il Lombardia encerra a época 2019. A Milan-San Remo e a vitória de Alaphillippe foi especatular. Bettiol arrancou sozinho e conquista a Ronde van Vlaanderen de forma surpreendente. Gilbert deu espetáculo ao vencer o Inferno do Norte: Paris – Roubaix e está apenas a uma vitória da Milan-SanRemo de conseguir o pleno nos 5 Monumentos e  Fugslang depois de bater na trave várias vezes durante a temporada vence categoricamente a Liége-Bastogne Liége . Quem levará para casa a mais bela roda do ciclismo mundial (troféu do Giro Lombardia).

#IlLombardia
 ___________________________________________________________________
Starlist: aqui
Percurso: aqui
Transmissão TV: Eurosport 1 pelas 13h30m
Hastag: #IlLombardia

Sem comentários:

Enviar um comentário