quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O Koppenberg: a pedalar, a correr …ou a andar !

O famoso Koppenberg: Flandres, Bélgica

Não fica nos Alpes, não fica nos Pirenéus, muito menos nas Astúrias nem nos Dolomitas . Uma das mais famosas subidas da historia do ciclismo está localizada na região da Flandres a oeste da Bélgica. É o Koppenberg . Lugar de culto ciclístico para qualquer flemish, lugar dos mais bizarros acontecimentos na Ronde Van Vlaanderen (RVV) , lugar de muita discussão.
O Koppenberg é talvez a única subida mítica do ciclismo onde se pode ver os grandes favoritos a atacar mas também a desmontar e percorrer o trajeto a pé.  Que o diga Fabian Cancellara em 2009 ou Merckx em 1976.

Mas o que é o Koppenberg? Bem, a mais fácil descrição é esta: é aquela subida onde se disputavam os campeonatos do mundo de trepadores da nossa rua. Mas ao mesmo tempo é aquela rua por onde todos passamos.  É isso o Koppenberg. Porque esta subida, de apenas 600metros de extensão, apesar de estar inscrita no rol das subidas mais famosas do mundo, ainda é propriedade dos flamengos da pequena aldeia de Melden. São eles que no seu dia-a-dia tem de fazer aqueles 600metros,  em trabalho ou em lazer. A pé, de carro, de trator, ou de bicicleta . Perguntem a um puto flemish , entusiasta de ciclismo, qual a subida mais difícil e famosa do mundo ? Nem há discussão : “ é o nosso Koppen com os seus 600metros de paralelos” .  
O Koppenberg não é só ciclismo. É uma rua " normal" em Melden
 E isto do pavimento empedrado tem grande importância. Enquanto os flamengos , mais pobres, pavimentaram as estradas com pedras, os seus rivais, os valões , mais ricos , escolheram o alcatrão . Para a Valónia melhores estradas para a FLandres mais ídolos das 2 rodas. Nos paralelos nascem homens e não é por acaso que a grande maioria dos nomes belgas mais importantes são todos flemish. Isto vem de pequenino : Rick van Looy , Eddy Merckx, Roger de Vlaeminck, Museew, Boonen e Avermat . Há uma excepção : Phillpe Gilbert é valão.
O Koppenberg tornou-se famoso quando foi integrado no percurso da RVV. Foi em 1976 quando Walter Godefroot, belga e rival de Eddy Merckx, o deu a conhecer aos organizadores da prova. Foi colocado entre o Oude Kwaremont e o Taaienberg e passou a ser o ponto chave na discussão da corrida. Logo no seu ano de estreia também Merckx experimentou o sabor amargo de não conseguir fazer uma subida montado na sua bicicleta . O campeão belga foi obrigado a desmontar , meter a bicicleta ao ombro e a correr par conseguir transpor aquelas terríveis 600 metros .
A polémica sempre foi enorme . Ora por causa desta “ humilhação “ a que estavam sujeitos as grandes estrelas , ora por causa do estado do pavimento numa região onde por vezes a chuva e a lama tornavam o Koppenberg quase impossível de conquistar.
Pavimento em mau estado e muita lama é assim o Koppenberg
 
O ano de 1987 ficou marcado para a historia pelos piores motivos . Jesper Skibby seguia isolado na RVV e ao entrar no “Koppen” levava cerca de 2 minutos de avanço do pelotão. A meio, quando a estrada inclinou para os 22% Skibby perde as forças e vai para o centro . Ao mesmo tempo o carro do diretor de prova ao tentar passar para a frente derruba o dinamarquês destruindo-lhe a bicicleta. O episódio foi amplamente discutido e muitos mostraram a sua indignação pelo sucedido. O Koppenberg ficou ferido e como castigo foi retirado da RVV.
1987: Skibby atropelado pelo carro do diretor prova
 
Foram anos de “ sofrimento “ para os adeptos flemish e só o esforço financeiro da Camara de Oudennarde trouxe o Koppenberg de volta. Na “ cirurgia plástica “ foram gastos mais de 300 mil euros em arranjos , principalmente das bermas e do pavimento com a substituição quase total dos paralelos. O objetivo foi alcançado e 14 anos depois , em 2002, o Koppenberg regressou para alegria e felicidade dos flamengos.
Seja na sua RVV , seja em outra prova de ciclismo , ou até no Koppenbergcross ( prova de cyclocross que se disputa sempre no dia 1 de Novembro ) os flemish podem agora encher aquela colina verde ( quando a pandemia permitir), brindar com os seus copos de cerveja parafraseando um dos mais populares provérbios por aqueles lados:
“Se não podes pedalar, ao menos podes correr. Se não podes correr, pelo menos caminha “´
Eles estão a falar do seu Koppenberg!!!!!!
Multidão no Koppenbergcross
 
Desde Melden
Altitude : 78m
Distancia: 600 metros
Desnível: 65 metros
Média: 10,8%
Máxima: 22 %
 
 
 
 
 

museew , Boonen e Avermat. Só há uma excepção : Phillipe Gilbert é valão. Roger de Vlaemink, museew , Boonen e Avermat. Só há uma excepção : Phillipe Gilbert é valão

Sem comentários:

Enviar um comentário