sexta-feira, 27 de julho de 2018

Etapa 19 - Lourdes › Laruns



 
Último dia de montanha e última oportunidade para, numa etapa em linha, mudar alguma coisa na geral individual.

A etapa tinha 200km e passava pelo Col du Tourmalet. Se alguém quisesse “testar “a sério a capacidade de Geraint Thomas (Team Sky) teria que ser obrigatoriamente neste colosso. E quando dizemos alguém, só dois nomes: Tom Dumoulin (Team Sunweb) e Primoz Roglic (Team Lotto-Jumbo) pela proximidade de tempo ao britânico. Christopher Froome, depois do tempo perdido na etapa 17 e das debilidades demonstradas estaria, aparentemente, mas interessado em defender o seu 3ª lugar do que atacar a liderança do seu colega de equipa. Froome perde a primeira oportunidade de ganhar o seu 5º Tour de France, mas não perde neste Tour o estatuto do ciclista mais próximo e provável de alcançar esse feito. Com 33 anos, o tetracampeão da Grande Boucle terá mais 2 ou 3 “xeque-mates” para alcançar Anquectil, Merckx, Hinault e Indurain. É certo que a vida de Froome por terras francesas nunca mais será a mesma por causa da sua asma, mas a incerteza na participação do britânico no Tour de France pode ter sido uma das principais causas das dificuldades demonstradas durante esta terceira semana. É que Froome ganha um Giro de Itália extremamente exigente podendo estar agora a pagar as consequências. E essas são agora, naturalmente, consequências físicas, porque as consequências mentais têm Froome e a Team Sky desde o momento que o britânico recebeu a notícia de um consumo excessivo de salbutamol.

Mas atacar no Col du Tourmalet , essa montanha mítica que foi ultrapassada pela 80ª vez e onde em 1957 por lá passou em primeiro lugar Ribeiro da Silva, tinha um grande senão. O Tourmalet estava a 100km da meta em Laruns e as epopeias vitoriosas de Coppi ou Bartali já não acontecem há muitos anos! Sim, calma, estamos só a falar do Tour de France. Não temos memória de peixe e não nos esquecemos do que se passou no mês de maio no colle delle Finestre. Não atacou Dumoulin, não atacou Roglic. Atacou a sério pela primeira vez dois homens: Mikel Landa ( Movistar Team ) e Romain Bardet ( Ag2R La Mondiale) . Ambos estavam sensivelmente a 5minutos da liderança de Geraint Thomas. A distância temporal cresceu e o basco da equipa espanhola chegou a estar na 2ª posição virtual a 60 segundas da liderança. Nunca a amarela de Geraint esteve “tão perto “de mudar de corpo. Só que a Team Lotto-Jumbo tornou-se a principal aliada da Team Sky e Robert Gesink fez um trabalho notável a encurtar as distâncias. Quando a etapa entrou na fase final com os últimos km da subida ao Col de Aubisque todos estavam juntos. Foi aí que Dumoulin e Roglic atacaram sem grande sucesso. Froome cedeu, mas tal como no Col de Portet foi Egan Bernal a rebocá-lo montanha acima. Bernal tem sido um gregário de luxo. Chega a ser “penoso” ver o jovem colombiano abdicar dos êxitos pessoais em detrimento do “seu “líder, porque para Bernal, Froome é o líder.

Habituado a grandes saltos, Primoz Roglic foi pulando aos poucos nos 20km da descida ao Aubisque e quando chegou a Laruns já levava 20s de vantagem para os adversários. O esloveno ganha a sua segunda etapa no Tour de France. Depois de vencer o ano passado também a descer em Serre Chevalier, etapa que percorreu o Col de la Croix de Fer, Col de Telegraphe e o Col du Galibier, vence outra vez numa jornada que ultrapassou lugares míticos, mas desta vez nos Pirenéus como é o caso do Col du Tourmalet e o Col de Aubisque.
Habituado a saltar , Roglic "saltou" para o 3º lugar
 
Á vantagem de 19s na meta acresce os 10s de bonificação e Roglic termina o dia como duplo vencedor. Além da vitória na etapa o ciclista da Team Lotto-Jumbo troca de posição com Chris Froome. Está no 3º lugar da geral individual a somente 19s do holandês Tom Dumoulin. O segundo posto deverá ser a grande luta no CRI de amanhã uma vez que Geraint Thomas alargou por 6s a sua vantagem para o homem da Team Sunweb.

O galês já tem uma roda e meia nos Campos Elísios e no domingo deverá desfilar de amarelo.
Geraint Thomas cada vez mais 1º
 

Etapa 19 – Top 10

1. Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo, in 05:28:17
2. Geraint Thomas (GBr) Team Sky, at 19 secs
3. Romain Bardet (Fra) Ag2r La Mondiale
4. Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates
5. Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe
6. Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
7. Mikel Landa (Esp) Movistar
8. Chris Froome (GBr) Team Sky, all at 19 secs
9. Steven Kruijswijk (Ned) LottoNL-Jumbo, at 31 secs
10. Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin, at same time

Geral Individual

1. Geraint Thomas (GBr) Team Sky, in 79h49m31s
2. Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb, at 2-05
3. Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo, at 2-24
4. Chris Froome (GBr) Team Sky, at 2-37
5. Steven Kruijswijk (Ned) LottoNL-Jumbo, at 4-37
6. Mikel Landa (Esp) Movistar, at 4-40
7. Romain Bardet (Fra) Ag2r La Mondiale, at 5-515
8. Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates, at 6-39
9. Nairo Quintana (Col) Movistar Team, at 10-26
10. Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin, at 11-49

 
#TDF2018 #TDF18 #TDF

Sem comentários:

Enviar um comentário