segunda-feira, 23 de julho de 2018

Col de Peyresourde : o tapete de musgo !



Col de Peyresourde
 
O Col de Peyresourde com os seus 1569m de altitude fica situado nos Altos Pirenéus em França. Faz parte das “3 grandes” e míticas subidas dos Pirenéus em conjunto com o Aubisque e Tourmalet. São as mais altas, mais duras, mais imponentes e mais frequentes subidas pirenaicas. O Peyresourde já foi ultrapassado 68 vezes no Tour de France.

Entrou para a história na primeira vez que a prova francesa visitou a região central da cordilheira pirenaica. Foi em 1910. A etapa ligava Luchon a Baiona com 326km e o primeiro aperitivo montanhoso foi o Peyresourde. O seu primeiro grande trepador o francês Otcave Lapize. Fica para a história como a primeira grande montanha a ser ultrapassada na Grande Boucle. Nessa etapa seguiram-se o Aspin , o Tourmalet, e o Aubisque. A meio da etapa ficou célebre a frase de  Octave Lapize para o principal organizador da prova,  Henri Desgrange: “ voçes são assassinos “ . Reza a história que Desgrange , com medo de retaliações dos ciclistas, foge de carro para Paris antes do fim da etapa. O resto da prova foi realizada sem a presença do seu grande organizador. Para os media, era certo, nunca mais a montanha dos Pirenéus regressaria á prova. Nada mais errado.
Octave Lapize, Tour 1910
Em 1937 o Col de Peyresourde é palco de uma das histórias mais caricatas para a época. Nesta altura os jogos de bastidores eram quase tão importantes como a corrida. O francês Roger Lápebie antes da etapa que começava com a subida do Peyresourde, saiu pela manhã com os seus companheiros de seleção para um pequeno treino de aquecimento. Ao descer o Col despistou-se e caiu numa encosta. Ninguém conseguia explicar o sucedido até que uma observação mais atenta da sua bicicleta indicia uma sabotagem. Alguém tinha diminuído a força dos seus travões. Culpados: os belgas, acusados pelos franceses. O que é certo é que nunca se confirmou a culpa da sabotagem, mas o efeito em Roger Lápebie foi precisamente o contrário. O francês ganha forças com o episódio e conquista a camisola amarela nas etapas finais conseguindo o triunfo no Tour de 1937.

Jean Marie Leblanc, antigo ciclista e diretor do Tour considera o Col de Peyresourde como a mais bela das subidas da prova. É o “tapete de musgo “.  O verde é a cor dominante e o contacto com animais é uma constante durante toda a subida. Depois das últimas 5 curvas em gancho a vista é deslumbrante. Da esplanada natural é possível ver o Valle de Louron, os Pirinéus Ocidentais e o Col du Tourmalet.
Actualmente o Col de Peyresourde é uma das “Meca” dos cicloturistas e de todos os apaixonados pelas estradas de montanha.  Existem 2 vertentes: desde Bagnéres de Luchon e desde Avajan.


 




Desde Bagnéres de Luchon:

Altitude : 1569m

Distancia: 13,2km
Desnivel: 939m
Média: 7%
Máxima: 11,7%
 
 

E voçes ?
Quem já conquistou o Col de Peyresourde ?
 
Boas pedaladas
AT


 

 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Eu subi em 2016, para ver o Tour. Relembro que foi no ano em que Froome desceu por essa encosta com aquele pedalar "inovador"

    ResponderEliminar