segunda-feira, 16 de março de 2020

Ciclismo romântico em tempos de quarentena – Episódio 2


Marco Pantani , Oropa 1999
Uma das subidas mais míticas em Itália é a ascensão ao Santuário de Oropa na cidade de Biella, terra natal de um campeão italiano ...Fausto Coppi. Curiosamente Coppi nunca venceu a competição. Oropa lembramo-nos outro campeão: o " Pirata".
Além do santuário religioso, Oropa é o santuário de Marco Pantani. A exibição de 1999 ficará para a história por todos os motivos.
Oropa está para Pantani assim como Verbier está para Contador, Luz Ardien para Armstrong, la Pierre Saint Martin para Froome, serra da Estrela para Vitor Gamito ou a maior subida do vosso bairro está para vocês.
No início da subida para Oropa o camisola rosa Pantani tem problemas mecânicos e é obrigado a parar. Perde contato com o grupo da frente, mas uma remontada impressionante leva-o a chegar à frente da corrida com capacidade para vencer a etapa e ainda deixar Laurent Jalabert a 21s.
Em 1999, depois de vencer 4 etapas no Giro de Itália, o “Pirata “italiano acusa eritropoietina e é expulso da competição a duas etapas do fim da prova e depois de vencer em Madonna di Campiglio. Esse Giro de Itália foi ganho por Ivan Gotti.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário