sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Il Lombardia 2020 - a clássica das " folhas caídas " disputada em Agosto


Disputa-se hoje a última grande corrida do ano. O último dos “Monumentos”. A “clássica das folhas caídas”. As estradas sinuosas e estreitas da bonita região italiana da Lombardia irão coroar o último vencedor da temporada. 
 Ok! Isto seria o primeiro parágrafo de uma época “normal “que como sabemos não estamos a viver. O último dos Monumentos, a Il Lombardia (Giro da Lombardia) disputa-se normalmente em pleno mês de Outubro. Desta vez teremos todas aquelas estradas magnificas e paisagens deslumbrantes em época de Verão , no mês de agosto. 


Na edição 114 da “Il Lombardia” irão ser percorridos 231km que ligam a cidade histórica de Bergamo à bela Como localizada nas margens do famoso lago com o mesmo nome. 
Il Lombardia 2020 


Pelo meio uma passagem pela inesquecível Bellagio (para quem já visitou), uma subida a Madonna Ghisallo , uma meca do ciclismo mundial onde até existe um museu, o terrível Muro de Sormano e as suas rampas de 25% e por fim a subida a Civiglio e a San Fermo Battaglia e a descida perigosa para Como



A Madonna del Ghisallo é das subidas mais míticas do ciclismo mundial. Não é pela distância percorrida de ascensão nem pela média de inclinação. A Madonna del Ghisallo é um lugar de peregrinação para os ciclistas mais crentes.
A subida sempre fez parte do Giro di Lombardia e um dia o padre local propôs que a santa de Ghisallo fosse declarada padroeira dos ciclistas. E assim foi desde 1949. No cima dos 700m da Madonna del Ghisallo temos uma capela e bustos dos grandes nomes do ciclismo italiano: Alfredo Binda, Fausto Coppi, Gino Bartali e Fiorenzo Magni. 

Madonna del Ghisallo 

O santuário foi transformado numa espécie de museu. Lá podemos encontrar camisolas e até algumas bicicletas de momentos marcantes da história do ciclismo, como por exemplo, a utilizada pelo "campionissimo" Fausto Coppi na sua primeira vitória no Tour de France em 1949, fazendo pela primeira vez a dobradinha Giro-Tour. 

Museu na Madonna del Ghisallo


Giovanni Gerbi foi o primeiro vencedor do Giro da Lombardia, já falamos dele neste artigo mas quem levará para casa a mais bela roda do ciclismo mundial (troféu)? Uma coisa é certa! A ausência do campeão do mundo Mads Pedersen faz com que mais uma vez não iremos ter o jersey do arco-iris a vencer o “segundo” Monumento da temporada. Já venceram o “ Giro da Lombardia” com a camisola arco-iris: Alfredo Binda ( 1947), Tom Simpson ( 1965), Eddy Merckx (1971), Felice Gimondi (1973) depois de vencer o mais famoso dos sprints em Mundiais de Ciclismo : ver aqui , Giuseppe Saronni ( 1982), Oscar Camenzind ( 1998) e por fim o grande Paolo Bettini que em 2006 cruzou a meta em Como com as lágrimas nos olhos e os braços erguidos para o céu. Uma homenagem e dedicatória ao irmão falecido 8 dias antes num acidente de carro. 

Paolo Bettini , 2006 

Mesmo se tivesse presente, o campeão do mundo da Trek Segafredo não seria um favorito a vencer. A Il Lombardia é uma clássica para trepadores, uma corrida para homens que sobem bem, que descem razoável, mas que tenham sobretudo boas pernas e bons pulmões. Ao todo serão mais de 4000m de desnível de subida acumulada. Uma “etapa de alta montanha.” 

Remco Evenepoel 

O principal favorito a vencer é Remco Evenepoel . O jovem flemish está imparável em 2020. Sempre que correu, Evenepoel ganhou as competição: Volta a San Juan, Volta ao Algarve, Volta a Burgos e Volta a Polónia. Tudo provas por etapas, mas o jovem belga de 20 anos também sabe o que é ganhar corridas de um dia. Como todos se recordarão Remco Evenepoel deu espectáculo na Clássica de San Sebastian de 2019. Depois do que o vimos fazer na etapa rainha da Volta à Polónia, se Evenepoel atacar a corrida na Madonna del Ghisallo a cerca de 60km da meta não será surpresa nenhuma. Apenas a confirmação de uma força da natureza. Remco Evenepoel terá no português João Almeida, que está em superforma, o seu principal aliado. 

Nibali , 2017 

Além do belga, talvez poderemos colocar Vincenzo Nibali no primeiro patamar de potenciais vencedores. O tubarão de Messina já ganhou a prova por 2 ocasiões (2017 e 2015 ) e sempre com finais na cidade de Como. Se houver oportunidade Nibali irá dar uma valente dentada na concorrência.


 Favoritos a vencer:
 ***** Vincenzo Nibali, Remco Evenepoel 
**** Jakob Fuglsang, Bauke Mollema, Michael Woods 
*** Alberto Bettiol, George Bennett, Aleksandr Vlasov 
** Maximilian Schachmann, Giulio Ciccone, Richard Carapaz 
* Iván Sosa, Mikel Nieve, Fabio Aru, Valerio Conti, Ion Izagirre 

Starlist: aqui 
Percurso: aqui 
Transmissão TV: Eurosport 2 pelas 15h50m
Hastag: #IlLombardia #IlLombardia2020 #IlLombardia20

Sem comentários:

Enviar um comentário