Disputa-se hoje a última grande corrida do ano. O último dos “Monumentos”. A “clássica das folhas caídas”. As estradas sinuosas e estreitas da bonita região italiana da Lombardia irão coroar o último vencedor da temporada.
Ok! Isto seria o primeiro parágrafo de uma época “normal “que como sabemos não estamos a viver. O último dos Monumentos, a Il Lombardia (Giro da Lombardia) disputa-se normalmente em pleno mês de Outubro. Desta vez teremos todas aquelas estradas magnificas e paisagens deslumbrantes em época de Verão , no mês de agosto.
Na edição 114 da “Il Lombardia” irão ser percorridos 231km que ligam a cidade histórica de Bergamo à bela Como localizada nas margens do famoso lago com o mesmo nome.
![]() |
Il Lombardia 2020 |
Pelo meio uma passagem pela inesquecível Bellagio (para quem já visitou), uma subida a Madonna Ghisallo , uma meca do ciclismo mundial onde até existe um museu, o terrível Muro de Sormano e as suas rampas de 25% e por fim a subida a Civiglio e a San Fermo Battaglia e a descida perigosa para Como.



![]() |
Madonna del Ghisallo |
O santuário foi transformado numa espécie de museu. Lá podemos encontrar camisolas e até algumas bicicletas de momentos marcantes da história do ciclismo, como por exemplo, a utilizada pelo "campionissimo" Fausto Coppi na sua primeira vitória no Tour de France em 1949, fazendo pela primeira vez a dobradinha Giro-Tour.
![]() |
Museu na Madonna del Ghisallo |
Giovanni Gerbi foi o primeiro vencedor do Giro da Lombardia, já falamos dele neste artigo mas quem levará para casa a mais bela roda do ciclismo mundial (troféu)?
Uma coisa é certa! A ausência do campeão do mundo Mads Pedersen faz com que mais uma vez não iremos ter o jersey do arco-iris a vencer o “segundo” Monumento da temporada. Já venceram o “ Giro da Lombardia” com a camisola arco-iris: Alfredo Binda ( 1947), Tom Simpson ( 1965), Eddy Merckx (1971), Felice Gimondi (1973) depois de vencer o mais famoso dos sprints em Mundiais de Ciclismo : ver aqui , Giuseppe Saronni ( 1982), Oscar Camenzind ( 1998) e por fim o grande Paolo Bettini que em 2006 cruzou a meta em Como com as lágrimas nos olhos e os braços erguidos para o céu. Uma homenagem e dedicatória ao irmão falecido 8 dias antes num acidente de carro.
![]() |
Paolo Bettini , 2006 |
Mesmo se tivesse presente, o campeão do mundo da Trek Segafredo não seria um favorito a vencer. A Il Lombardia é uma clássica para trepadores, uma corrida para homens que sobem bem, que descem razoável, mas que tenham sobretudo boas pernas e bons pulmões. Ao todo serão mais de 4000m de desnível de subida acumulada. Uma “etapa de alta montanha.”
![]() |
Remco Evenepoel |
O principal favorito a vencer é Remco Evenepoel . O jovem flemish está imparável em 2020. Sempre que correu, Evenepoel ganhou as competição: Volta a San Juan, Volta ao Algarve, Volta a Burgos e Volta a Polónia. Tudo provas por etapas, mas o jovem belga de 20 anos também sabe o que é ganhar corridas de um dia. Como todos se recordarão Remco Evenepoel deu espectáculo na Clássica de San Sebastian de 2019. Depois do que o vimos fazer na etapa rainha da Volta à Polónia, se Evenepoel atacar a corrida na Madonna del Ghisallo a cerca de 60km da meta não será surpresa nenhuma. Apenas a confirmação de uma força da natureza. Remco Evenepoel terá no português João Almeida, que está em superforma, o seu principal aliado.
![]() |
Nibali , 2017 |
Além do belga, talvez poderemos colocar Vincenzo Nibali no primeiro patamar de potenciais vencedores. O tubarão de Messina já ganhou a prova por 2 ocasiões (2017 e 2015 ) e sempre com finais na cidade de Como. Se houver oportunidade Nibali irá dar uma valente dentada na concorrência.
Favoritos a vencer:
***** Vincenzo Nibali, Remco Evenepoel
**** Jakob Fuglsang, Bauke Mollema, Michael Woods
*** Alberto Bettiol, George Bennett, Aleksandr Vlasov
** Maximilian Schachmann, Giulio Ciccone, Richard Carapaz
* Iván Sosa, Mikel Nieve, Fabio Aru, Valerio Conti, Ion Izagirre
Starlist: aqui
Percurso: aqui
Transmissão TV: Eurosport 2 pelas 15h50m
Hastag: #IlLombardia #IlLombardia2020 #IlLombardia20
Sem comentários:
Enviar um comentário