sábado, 19 de maio de 2018

Chris Froome deu um pontapé na crise e vence no Monte Zoncolan


 
Em dia de casamento do príncipe Harry com Meghan foram os britânicos a brilhar na etapa 14 do Giro Itália, por muitos considerada a etapa rainha.

Chris Froome (Team Sky), que até aqui foi sempre notícia pelas piores razões, as perdas de tempo e os indícios de que não se encontrava em boa forma física, arrancou do grupo da frente na passagem pelos 4km finais. Apenas parou depois de erguer os braços perante uma plateia estimada de 100mil pessoas acumuladas no anfiteatro natural que é o Monte Zoncolan. Froome conquista a sua segunda vitória em solo italiano depois de vencer em 2013 uma etapa no Tirreno Adriático. Subiu a quinto da geral individual a cerca de 3minutos de Simon Yates.
 
Froome beneficiou de um super Wout Poels que controlou e dizimou o grupo da frente desde o inicio da subida até ao ataque do seu companheiro. Este foi o Poels da Vuelta 2017 e do Tour de 2016. Este foi o Wout Poels “bebe coca-cola” e fecha ataques!

Apenas a camisola rosa Simon Yates (Mitchelton Scott) tentou alcançar a treta campeão do Tour. Deixou para trás Pozzovivo e Angel Lopez e durante 3km mordeu os calcanhares ao compatriota da Team Sky. Mordeu sem nunca trincar o corpo todo, pois Froome venceu em Zoncolan com 6s de vantagem para Yates. No entanto, Simon Yates é um dos grandes vencedores da jornada. Bonifica e alarga a vantagem para o segundo classificado da geral: Tom Dumoulin. Depois de hoje Yates tem a maglia rosa segura por 1m24s. Dumoulin foi quinto na etapa, perdeu 37s para Froome mas não perdeu as hipóteses de vencer o seu segundo Giro de forma consecutiva. Pelo contrário, Tom Dumoulin mostrou fibra e sofrimento e tem no CRI de terça feira a oportunidade de recuperar a liderança da prova italiana.

O pódio da etapa foi fechado por Domenico Pozzovivo (Bahrain Merida Pro Cycling Team) que aproveitou o atraso de Thibaut Pinot (Groupama FDJ), um dos derrotados do dia, e trocou de posição com o francês na geral individual. Pozzovivo é terceiro a 1m37s de Simon Yates.

Quem também perdeu tempo que deverá ser suficiente para o impedir de lutar pelo pódio final foi Fabio Aru (Team UAE Emirates). Cai do top 10 e encontra-se em 13º a 5m33s da maglia rosa.

José Gonçalves alcançou o 33º lugar na sua estreia a subir o mítico Zoncolan e desceu dois lugares na geral encontrando-se neste momento no 22º posto.

Classificação da etapa: aqui

Classificação da geral individual: aqui

#giro101 #giro #giro2018 #giroditalia #zoncolan

Sem comentários:

Enviar um comentário