segunda-feira, 30 de março de 2020

A Gent-Wevelgem e a Primeira Guerra Mundial

 
Mont Kemmel, 1918
 
O ciclismo está cheio de história e por vezes a própria história do ciclismo é a história dos momentos mais marcantes que todos conhecemos.
 
Os dias que passamos serão marcantes e também será para o ciclismo. Provas canceladas e corridas adiadas. Nunca aconteceu desde a Segunda Guerra Mundial.  Em " tempos normais" hoje seria o dia de discutir mais uma edição da Gent-Wevelgem percorrida ontem.
 
Hoje é pedido um pouco por todo o mundo para ficarmos em casa, quando em outros tempos, mesmo contrariados, muitos tiveram de enfrentar guerras terríveis . Como forma de homenagem o percurso da Gent-Wevelgem é uma viagem aos mais importantes campos de batalha da Primeira Guerra Mundial.
Foi zona do Kemmelberg que se realizou uma das mais sangrentas batalhas durante a 1ª Guerra Mundial. Essa batalha teve a maior participação de sempre de soldados portugueses. Conhecida como a Batalha de la Lys, que se estendeu á região belga da Flandres e ao Monte Kemmel. Morreram nesta batalha 1861 portugueses.
Durante a corrida de amanhã e no final do Kemmelberg é possível ver o monumento que assinala a terrível “ Bataille du Mont Kemmel
 
Em Ypres, já a caminho da meta em Wevelgem, o pelotão irá passar junto ao famoso Menin Gate, memorial de homenagem aos soldados britânicos que sucumbiram nas terríveis batalhas e que os corpos nunca foram recuperados.
Memorial Menin Gate
 
Também as 3 passagem pelos troços em terra batida estão associados à Primeira Guerra Mundial. Estas estradas são o ponto de ligação ao Ploegsteert Memorial to the Missing, que além de homenagear os soldados desaparecidos também recorda a “ Trégua do Natal ” , onde soldados alemães e britânicos  baixaram as armas e comemoraram junto o Natal. O armistício da Frente Ocidental foi um momento de paz e humanidade num dos períodos mais negros do continente Europeu. Soldados inimigos trocaram as armas por gestos de afetos. Houve distribuição de prendas, sentaram-se à mesma mesa e até disputaram partidas de futebol.


Por momentos a guerra parou!

Sem comentários:

Enviar um comentário