quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Omloop Het Nieuwsblad 2020



 
Para os mais distraídos ou para os menos experientes e novatos nesta época do ano onde os campos começam a florear, os dias ficam maiores e os pássaros andam numa cantoria e que se chama “Clássicas “( por engano alguns chamam-lhe Primavera ),  informamos que começa amanhã a 1ª clássica do ano - a Omloop Het Nieuwsblad (OHN) , seguida da Kuurne – Bruxelles-Kuurne no domingo.

A partir de agora, se o COVID-19 deixar, a atenção do mundo do ciclismo a sério dirige-se maioritariamente para a Bélgica, com algumas incursões na Itália e França.  Para a região da Flanders tudo começa amanhã e culminará no grande dia. Esse dia é o Tour Flandres que é como quem diz em flamengo: Ronde van Vlaanderen (RVV). Esse maldito dia onde cada “flemish “bebe a maior quantidade possível de cerveja produzida pelo vizinho ao mesmo tempo que vê passar os homens das bicicletas nas estradas empedradas e construídas pelo bisavô depois da devastação da 1º guerra mundial. Esse dia de celebração acontecerá no próximo dia 5 de Abril e na altura certa falaremos dele.

Agora a OHN.
 

 


Omloop Het Nieuwsblad 2020
OHN 2020
 
A OHN, prova realizada desde 1945 e umas das mais importantes do calendário ciclístico, apenas em 2017 entrou no principal calendário da UCI: o World Tour.
Quase todos os nomes importantes belgas já a ganharam: Merckx, Vlaeminck , Maertens, van Petegem, Museeuw, Planckaert, Gilbert e Avermat. Greg Avermat é o vencedor das duas últimas edições ganhas por belgas (2016 e 2917).  Quase todos ganharam a OHN. Quase. Falta um. Por sinal o belga com maior palmarés em provas importantes de 1 dia: Tom Boonen. Em 2019 foi o checo Zdenek Stybar a levar o troféu. Ele que também ficou com a vitória na E3 BinckBank Classic e um honroso 4º lugar na Strade Bianche.
Zdenek Stybar venceu em 2019
 
Há outra particularidade importante a registar em relação à OHN. Para os mais desatentos nós dizemos: a OHN é a única “grande” corrida de um 1 dia ganha por Sep Vanmarcke. Foi no longínquo ano de 2012. Ele que é o ciclista mais azarado do mundo e anda SEP= Sempre Em Perseguição.
 
Percurso OHN 2020

 

A edição de 2020, tal como em 2018 e 2019, marca uma grande diferença em relação a anos anteriores: o percurso. O início em Gent mantem-se e a meta em Ninove também e isso significa dificuldade e provavelmente uma prova muito mais seletiva. Só nos últimos 40km de prova teremos: o Leberg, o Berendries , o Valkenberg , o TenBosse e principalmente teremos , e estes já em pavê, os bem conhecidos Muur e o Bosberg lembrando os finais da Ronde de outrora. Quando terminarem os 980m do Bosberg faltarão apenas 12km para o fim.
Kapelmuur


O Bosberg parece querer ganhar o protagonismo de outros tempos. Aqui brilharam Boonen e também Edwig Van Hooydonck que atacou para ganhar isolado a RVV de 1989 e 1991 adquirindo assim a alcunha de “ Eddy Bosberg”.
Bosberg

O Pelotão: os Belgas

 

Os belgas, como é natural, tem dominado a OHN e partem como fortes candidatos a vencer embora nos últimos anos tivemos vitórias de Stannard , que venceu contra 3 Quick Step , Luca Paolini , Flecha , Langveld e Hushovd , em 2018 Michael Valgren e o ano passado Zdenek Stybar.
 
Greg Avermaet (CCC Team) estará presente e será um dos principais candidatos. Se ganhar a edição de 2020 Avermat junta-se ao restrito lote de homens tricampeões na OHN: Van Petegem, Joseph Bruyère e Ernest Sterckx.

Tim Wellens ( Lotto Soudal)  está em boa forma como se viu na Algarvia e se for preciso atacar de longe para ganhar vantagem Wellens não terá qualquer problema e todos sabemos como ele o faz. E faz muito bem. Tim Wellens foi terceiro em 2019 e no seu palmarés falta-lhe uma grande clássica belga.

Também o companheiro de equipa de Wellens, Philippe Gilbert, aparece no lote de belgas candidatos à vitoria em Ninove. A qualidade de Gilbert é inegável e já ganhou a prova por duas vezes. Quando em boa forma é um luxo ver correr o valão, mas para este ano o grande objetivo é outro , o objetivo de uma carreira desportiva. Gilbert corre à procura do único Monumento que lhe falta: Milano-Sanremo ( COVID-19 não estragues a festa) !!!

Oliver Naesen da AG2R la Mondiale é também um homem a ter em conta. Tal como também é Jasper Stuyven da Trek Segrafredo .

Yves Lampaert (Deceuninck Quick Step), Dylan Teuns (Bahrain MacLaren), Tiesj Benoot (Team Sunweb) e Sep Vanmarcke (EF Education First) não são candidatos principais, mas não deixarão de aproveitar a oportunidade para vencer a primeira clássica do ano.

Um destaque especial para o super Wout van Aert (Team Jumbo-Visma). Para quem não sabe, van Aert vem do cyclocross . Disputa há anos o top da modalidade com o super Mathieu van der Poel (ausente da OHN 2020 por motivos de doença). A época de cross de van Aert não correu muito bem. Perdeu grande parte da temporada devido à queda sofrida no Tour de France 2019 onde conquistou uma etapa de forma espetacular. Wout van Aert tem muita qualidade e aquilo que não conseguiu “dar “na temporada de cyclocross pode consegui-lo na sua segunda grande época de ciclismo de estrada e logo numa das principais equipas: a Team Jumbo-Visma. A aposta da equipa holandesa em van Aert é forte. Na OHN foi 32º em 2018 e 13º em 2019, mas as exibições de Wout van Aert na Strade Bianche 2019 ( 3º), na Milano Sanremo 2019 ( 6º ), na E3 BinckBank Classic ( 2º),  na  Ronde van Vlaanderen de 2018 ( 9º), na Gent-Wevelgem 2018 (10º) , no Paris-Roubaix 2018 (13º) e principalmente na Strade Bianche 2018 onde terminou no terceiro posto depois de uma corrida literalmente ao ataque deste os primeiros quilómetros, deixam água na boca e a perspetiva de que no futuro Wout van Aert poderá ser uma das principais referências em provas muito duras de apenas 1 dia. Esperamos que sim. Wout van Aert bem merece e os adeptos de ciclismo querem ver as épicas lutas nas pistas de cross entre o belga e o holandês Mathieu van der Poel repetidas no alcatrão e nos empedrados das clássicas de um dia.
Wout van Aert
 

 

 
Pelotão: Os Outros
Além dos ciclistas belgas há outros nomes a apontar.
Mathieu van der Poel, estava previsto na partida da OHN 2020. Apresentava-se como um dos grandes favoritos, senão mesmo o grande favorito a vencer. Não irá participar devido a doença. A sua estreia na temporada de clássicas fica assim adianta para a Strade Bianche a disputar no próximo dia 7 de março.
Mas há mais !
 
Zdenek Stybar , o checo da Deceuninck Quick-Step venceu a prova do ano passado e por isso aparece este ano com o dorsal nº 1. Stybar sabe o que é fazer pódio em provas de muita dificuldade e onde pequenas, mas duras subidas, marquem o resultado. Stybar divide a liderança da Wolfpack com o dinamarquês Kasper Asgreen e com o luxemburguês Bob Jungels que também são boas apostas para a equipa de Lefévère.


Mads Pedersen ( Trek Segafredo) apesar de trazer a camisola do arco-iris pode surpreender na primeira grande clássica do ano aproveitando a “ marcação “ entre ciclistas mais favoritos.
O vencedor do ano 2018 Michael Valgren (NTT Pro Cycling) podem dar “chapelada “aos homens nascidos na terra do Tintin. Valgren é a principal aposta da equipa sul africana para as clássicas da primavera. O dinamarquês teve uma grande época 2018 ao triunfar na OHN e depois na Amstel Gold Race . O ano passado as coisas não correram nada bem e o melhor que alcançou foi um quarto lugar na Bretagne Classic - Ouest-France. Em 2020 Valgren quer regressar aos triunfos e nada melhor que começar a vencer onde realmente é um dos melhores do pelotão: corridas de 1 dia.
Michael Valgren venceu em 2018
 
Para muitos a verdadeira época e todo o esplendor do ciclismo começa amanhã. Sabemos que isso não é totalmente verdade, até porque já temos ciclismo desde os primeiros dias de janeiro Mas uma coisa é certa! Flanders + Helligen + prova de 1 dia = espetáculo e emoção. Por vezes os 200km de provas como aquela que se inicia em Gent e termina em Ninove valem muito mais que os 3000km das grandes provas de três semanas.
Que comecem os muros de empedrado, as provas atacadas logo desde o inicio e as fugas com sucesso!
Que comece o CICLISMO ROMÂNTICO!!!!!

 


 
Startlist: aqui
O percurso: aqui

O livro oficial : aqui

Transmissão TV: Eurosport 14h00 pelas
Hastag: #OHN20; #OHN2020
 
Boas pedaladas !
AT
 




Sem comentários:

Enviar um comentário