quarta-feira, 21 de agosto de 2019

74th La Vuelta ciclista a España : O GUIA


No próximo sábado sai para a estrada a última grande Volta de 2019. A Vuelta a España. Muita montanha, um percurso muito exigente e um pelotão que não tem as maiores figuras da modalidade. Uns por lesão e outros por opção. O que é certo é que os últimos 2 vencedores da prova espanhola não estarão presentes. É a ultima oportunidade para algumas equipas “salvarem “ a época , mas também é a oportunidade para alguns jovens ciclistas mostrarem que estão aptos para as exigências de uma competição que começa no dia 24 de agosto e só termina a 15 de setembro.

O percurso.
Serão 21 etapas num total de 3272,1km. Um percurso muito acidentado com poucas oportunidades para os homens mais rápidos do pelotão. Ao todo serão 8 chegadas que coincidem com contagens de montanha. A prova começa com um contrarrelógio por equipas e na sua etapa 10 a luta contra o relógio é individual. Não existem etapas acima dos 200km. A aposta continua a ser em etapas com finais muito inclinados como são o caso de Alto Mas de la Costa (4km a 12,3%) e o “monstro “Los Machucos com as suas terríveis rampas de 25%.
ETAPA 1. Salinas de Torrevieja > Torrevieja 18 km (CR Equipas)

ETAPA 2. Benidorm > Calpe 193 km


ETAPA 3. Ibi. Ciudad del Juguete > Alicante 186 km

ETAPA 4. Cullera > El Puig 177 km


ETAPA 5. L' Eliana > Observatorio Astrofísico de Javalambre 165.6 km

ETAPA 6. Mora de Rubielos > Ares del Maestrat 196.6 km


ETAPA 7. Onda > Mas de la Costa 182.4 km

ETAPA 8. Valls > Igualada 168 km


ETAPA 9. Andorra la Vella > Cortals d'Encamp 96.6 km


DESCANSO 1. Cortals d'Encamp
ETAPA 10. Jurançon > Pau 36.1 km


ETAPA 11. Saint Palais > Urdax-Dantxarinea 169 km


ETAPA 12. Circuito de Navarra > Bilbao 175 km


ETAPA 13. Bilbao > Los Machucos. Monumento Vaca Pasiega 167.3 km


ETAPA 14. San Vicente de la Barquera > Oviedo 189 km


ETAPA 15. Tineo > Santuario del Acebo 159


ETAPA 16. Pravia > Alto de La Cubilla. Lena 155 km


DESCANSO 2. Alto de La Cubilla. Lena
ETAPA 17. Aranda de Duero > Guadalajara 199.7 km


ETAPA 18. Comunidad de Madrid. Colmenar Viejo > Becerril de la Sierra 180.9 km


ETAPA 19. Ávila > Toledo 163.4 km


ETAPA 20. Arenas de San Pedro > Plataforma de Gredos 189 km


ETAPA 21. Fuenlabrada > Madrid 105.6 km





O pelotão.

Serão 22 equipas e 176 ciclistas que irão partir no próximo sábado para a edição 74 da Vuelta a España. Todas as equipas do escalão World Tour (18) e quatro Pro Continentais: Cofidis- Solutions Crédits ; Euskadi – Murias; Burgos-BH e Caja Rural – RGA.

Ao contrário de edições anteriores muitas ausências de peso nas principais equipas. Destaque para os últimos 2 vencedores da competição. Chris Froome , que venceu em 2017, falha devido a lesão e só regressa à competição em 2020. Também Simon Yates, vencedor do ano passado, não vai defender o título. O britânico da Mitchelton-Scott vem de uma época desgastante onde fez Giro e Tour (2 vitórias em etapas) e saltou a única grande Volta onde já terminou no primeiro lugar da geral individual.

Outras ausências de peso são Eric Mas da Deceuninck-Quick Step que foi segundo classificado em 2018 e também Tom Dumoulin que teve um época 2019 para esquecer devido à queda no Giro de Itália. O holandês falhará a sua última volta de 3 semanas ao serviço da Team Sunweb antes de rumar para a Team Jumbo-Visma.

Como é habitual esta será uma Vuelta a España para trepadores. As oitos chegadas em alto ditarão o vencedor final numa luta onde os principais favoritos deverão ser: Primoz Roglic e Steven Kruijswijk (Team Jumbo-Visma) ; Richard Carapaz e Nairo Quintana ( Movistar Team) e Miguel Angel Lopez e Jakob Fuglsang ( Astana Pro Team ).

A presença portuguesa será assegurada por Nuno Bico e Ricardo Vilela (Burgos BH), Domingos Gonçalves ( Caja Rural -RGA), Nelson Oliveira ( Movistar Team) e Ruben Guerreiro (Team Katusha Alpecin).

Ag2R La Mondiale

Os franceses da Ag2R la Mondiale apostam as fichas todas em Pierre Latour. Está muito longe de ser um dos candidatos a vencer a geral, mas já sabe o que é conquistar uma etapa de alta montanha na Vuelta a España (2016).

Astana Pro Team

A Astana Pro Team apresenta-se na Vuelta a España com dois líderes. Jakob Fuglsang que vem de uma época excelente apesar da desistência no Tour de France e o colombiano Miguel Angel Lopez que ainda não conseguiu melhor que um terceiro lugar em grandes voltas. Os irmãos Izaguirre e Dario Cataldo serão ajudas importantes nas etapas de montanha.

Bahrain Merida

A Bahrain Merida vai ter poucas oportunidades para ter êxito nesta Vuelta a España. Apenas Dylan Theuns nas etapas mais acidentadas e Phil Bauhaus nas poucas chegadas com final em sprint.

Bora – hansgrohe

Os alemães da Bora-hansgrohe podem lutar por 2 camisolas: a verde com Sam Bennett e a de melhor trepador com David Formolo ou Rafal Majka. Além de Bennett para as etapas ao sprint, a equipa traz bons nomes que podem vencer quando a fuga triunfar em etapas montanhosas.

Burgos-BH

É uma das equipas Pro Continentais espanholas presentes e por isso as 3 semanas de competição serão aproveitadas para “mostrar serviço “e tentar vencer uma etapa o que já seria espantoso para uma equipa que não tem nomes para competir com as principais equipas do pelotão. Ricardo Vilela e Nuno Bico que se estreia em grandes voltas serão os representantes portugueses da Burgos-BH.

Caja Rural – RGA

Outra das equipas Pro Continentais convidadas é a Caja Rural – RGA. Jon Aberasturi é a aposta para bons resultados em etapas ao sprint sendo que o principal objetivo dos outros elementos serão as fugas. Domingos Gonçalves que desistiu da Volta a Portugal fará a sua estreia na Vuelta a España.

CCC Team

Uma equipa inteira praticamente a estrear-se na Vuelta a España. Dos oitos elementos apenas Francisco Ventoso sabe o que é começar e terminar a prova espanhola. Poucas expectativas de sucesso para a equipa polaca.

Cofidis – Solution Credits

Os franceses são equipa Pro Continental, mas o facto de ter um bom contingente espanhol pode ter pesado no convite atribuído pela organização. Jesus Herrada , Darwin Atapuma e Nicolas Edet que venceu a camisola de melhor trepador em 2013 , são as apostas para um resultado razoável na geral mas também para vencer uma etapa montanhosa.

Deceuninck-Quick Step

A Wolfpack é a líder do ranking UCI mas aparece na Vuelta a España com poucas ambições. É certo que fez o Tour de France, mas Eric Mas, que não estará presente deveria ser o líder da equipa uma vez que o ano passado fez segundo lugar. Assim teremos apenas Fabio Jakobsen para tentar vencer ao sprint ou Philippe Gilbert que pode  despedir-se da Deceuninck - Quick Step com uma vitória em etapa.

EF Education First

Quem é o líder dos americanos da EF Education First ? Rigoberto Uran que nunca fez melhor que um sétimo lugar? Tejay Van Garderen que falha quase sempre nas grandes Voltas ou o jovem colombiano Daniel Martinez que pode aproveitar a Vuelta para se afirmar como ciclista de 3 semanas? Não sabemos! Secalhar a principal figura da equipa até pode ser Hugh Carthy. A estrada irá responder a todas estas questões.

Euskadi-Murias

Sempre muito interventivos na prova rainha espanhola os bascos da Euskadi-Murias tem ambição de repetir a vitória de etapa de 2018. O protagonista deverá ser o mesmo: Oscar Rodriguez. O ano passado o espanhol venceu em La Camperona .
Groupama FDJ

Com esta formação, muito pouco ou quase nada podem os franceses fazerem para conseguir resultados positivos. Uma equipa World Tour que deverá ser menos protagonista que as 4 equipas Pro Continentais.

Lotto Soudal

Os belgas da Lotto Soudal não irão repetir o êxito das 4 vitorias alcançadas na último Tour de France nesta Vuelta a España. A grande figura da equipa é Thomas de Gendt e é a aposta mais segura para vencer etapas. Também o polaco Tomasz Marczynski gosta de ir para as fugas e sabe muito bem o que é vencer na prova espanhola.

Mitchelton – Scott

Os australianos não trazem o vencedor de 2018 Simon Yates e por isso a liderança da equipa será atribuída ao colombiano Esteban Chaves que o melhor resultado que tem na prova espanhola é o terceiro lugar de 2016. O seu principal escudeiro é o veterano Mike Nieve. A aposta da equipa para as chegadas rápidas é Luka Mezgec.

Movistar Team

Em relação ao Tour de France saiu Mikel Landa e era para entrar Richard Carapaz que venceu o Giro de Itália. Mas as contas saíram furadas à Movistar e Carapaz não marcará presença na partida do próximo sábado  Ou seja, a equipa espanhola começa a prova rainha do seu país com dois lideres que vem de um Tour de France. Valverde ou Quintana? Quem trabalha para quem?  Como será gerida esta liderança bipartida? Com a Movistar tudo é uma incógnita. Nelson Oliveira depois de um Tour de France muito discreto volta a marcar presença na Vuelta a España.

Team Dimension Data

Para vencer etapas os sul africanos trazem Ben King que muito êxito deu à equipa com as duas vitórias na edição de 2018 e também Edvald Boasson Hagen que pode aproveitar uma distração do pelotão nos metros finais das etapas que vão terminar em sprint. Para a geral, apesar da época não estar a correr bem a aposta é em Louis Meintjes.

Team Ineos

Sem Egan Bernal, Chris Froome e Geraint Thomas, a Team Ineos pode arriscar nos jovens Owain Doull e Tao Hart Geoghegan para obter um bom resultado na Vuelta. Outra opção é ter como líder Wout Poels que tem como melhor resultado um 6º lugar. Kenny Elissonde que já venceu no Alto de Angliru é baixa de ultima hora e para o seu lugar entra David de la Cruz , sétimo classificado da edição de 2016. 

Team Jumbo-Visma.

É talvez a formação mais forte na Vuelta a España, mas tal como a Movistar Team também não tem um líder assumido. Se no Giro esse papel foi de Primoz Roglic e no Tour de Steven Kruijswijk quem assumirá a liderança na Vuelta? Para “complicar” ainda mais as contas a formação holandesa traz ainda George Bennett. Escudeiros de luxo serão Robert Gesink e Sepp Kuss.

Team Katusha Alpecin.

Um pouco como a Groupama – FDJ , os suíços da Team Katusha Alpecin tem escassas hipóteses nesta Vuelta. Ruben Guerreiro irá estrear-se em grandes Voltas.
Team Sunweb

Sem Tom Dumoulin a Team Sunweb não tem equipa para discutir a Vuelta a España. Wilco Kelderman é porventura o único capaz de alcançar um resultado digno de registo no final das 21 etapas.

Trek Segafredo

O alemão Jonh Degenkolb é a principal figura dos americanos da Trek-Segafredo. Não terá muitas hipóteses pois as etapas para sprinters serão escassas. O jovem Niklas EG estreia-se numa grande Volta e pode surpreender pela positiva.

UAE – Team Emirates

A UAE – Team Emirates tem em Fábio Aru, vencedor da Vuelta a España em 2015 o nome mais sonante. No entanto, o italiano parece estar longe de atingir o nível e performance de outros anos. Atenção ao jovem Tadej Pogacar que pode ser a grande sensação da Vuelta 2019. Fernando Gaviria é o homem para tentar vencer nas etapas em sprint.
___________________________________________
Percurso: aqui
Starlist: aqui
Hastag: #Vuelta2019; #Vuelta ; #LaVuelta ; #LaVuelta2019 ; #LaVuelta19
Transmissão TV : Eurosport e TVI24
Boas Pedaladas !
AT

Sem comentários:

Enviar um comentário