quinta-feira, 25 de julho de 2019

Tour 2019 - A Guerra dos Alpes: 1ª Batalha


 
A chegada da etapa de hoje em Valloire pôs fim à primeira batalha da “Guerra dos Alpes”. Irá ser nesta área geográfica do globo que se decide a 106ª edição do Tour de France. Mas já lá vamos. Agora a ciência!

O cérebro humano é um órgão que desperta muita curiosidade entre cientistas e leigos. No meio de tantas pesquisas e experiências, restam ainda muitas dúvidas sobre o funcionamento do sistema nervoso. Tem sido muito difícil e complexo para a ciência entender o verdadeiro funcionamento deste órgão. Desmistificar algumas teorias e descobrir alguns comportamentos é um dos maiores desafios da humanidade.

Um dos expoentes máximos de complexidade do cérebro humano e apontado pelos maiores cientistas do mundo é o comportamento esquizofrénico dos diretores desportivos da equipa de ciclismo Movistar. São vários os exemplos ao longo dos últimos anos. Hoje foi apenas mais um bom capítulo para esse grande livro que se chama: “ o Sistema Nervoso da equipa Movistar” .

Muitos cientistas já tentaram explicar o que se passou hoje, mas não conseguem. O que se passou dentro do cérebro do diretor desportivo. Não sabemos se o Diretor desportivo é o mítico Eusébio Unzué, se for, o fenómeno que aconteceu hoje é um pouco mais fácil de entender.  

Resumidamente foi assim: Nairo Quintana, que venceu a etapa com um ataque a 7km do cume do Col du Galibier, integrou a numerosa fuga do dia. O colombiano, sensivelmente a meio da etapa, quase que liderava a geral individual “virtual”. Os 9 minutos de avanço que a fuga tinha para o pelotão davam esperanças ao colombiano da Movistar . Quando a fuga começa a subir para o mítico Col d’ Izoard o pelotão começa a ser misteriosamente comandado pelos homens da equipa espanhola. O grupo foi completamente dizimado pelo ritmo alucinante de Marc Soler seguido de Valverde e depois Mikel Landa. Como consequência disso também a vantagem para a fuga foi abruptamente diminuída. Naturalmente que o objetivo era um ataque de Mikel Landa ainda no Izoard na perspetiva de alcançar Quintana já no Galibier , para ambos fazerem estragos na geral individual. Ora, isto era o que iria acontecer se o cérebro de quem dirige a Movistar tivesse comportamentos normais. Nada disto aconteceu. Landa não se mexeu no grupo do camisola amarela ….mas Soler continuou a diminuir o tempo para a frente da corrida. Quintana termina o dia de hoje 1m10s à frente do ciclista basco na classificação geral, bateu o recorde de subida do Galibier ,  foi sempre a ganhar tempo ao grupo principal e ainda lhe foi retirado cerca de 2 minutos pela própria equipa com o trabalho de Soler no Col d´Izoard para Landa nada fazer. É um verdadeiro fenómeno paranormal a tática da Movistar. O sistema nervoso de quem vai no carro dos espanhóis parece uma montanha russa. Ora ataca, ora defende ou faz as duas coisas ao mesmo tempo. É por isto que esta área da ciência é tão apaixonante e tem tanto ainda por explicar. Moral da história. Quintana venceu a etapa com 5m18s de avanço para os principais homens do pelotão. Consegue subir no dia de hoje 5 lugares na geral individual e à entrada do antepenúltimo dia de Tour de France ocupa a 7º posição a 3m54s do camisola amarela Julian Alaphilippe. Fica a pergunta que a ciência não consegue responder: e se Eusébio Unzué fosse um Diretor Desportivo? Onde tinha chegado a vantagem de Nairo Quintana?

Passado este episódio de neurociência , como foi a primeira batalha dos Alpes?

Poucos tiros e nenhum morto. Em Valloire e depois de passar pelo Izoard e Galibier todos chegaram bem vivos para continuar a disputar a camisola amarela nas duas etapas com chegada em alto que se disputam amanhã e sábado.

A principal conclusão é que, tal como já dissemos, Julian Alaphilippe segurou a camisola amarela. Para o segundo classificado a vantagem é de 1m30s. Ou seja, o francês tem praticamente a mesma vantagem para o seu primeiro perseguidor. Digamos que foi quase como que a etapa não fizesse mossa a Alaphilippe e tudo ficou na mesma. Continua com 1 minuto e meio. Perdeu apenas 5s !

Esperava-se mais ação e logo no Izoard entre os 6 primeiros da geral. Nada disso aconteceu! Enquanto na frente da corrida Quintana ganhava vantagem na subida ao Galibier , nos favoritos a subida era feita num ritmo não muito elevado. Egan Bernal disparou a primeira e única bala e rapidamente ganhou espaço. Estranho foi o contra-ataque do seu colega de equipa Geraint Thomas numa altura que o pelotão era comandado por Enric Mas e estava a perder terreno perigoso para Bernal. Com o ritmo a acelerar, Alaphilippe descolou a 500m do cume. Esta atitude de Thomas, por mais irónico que possa parecer, prejudicou Bernal que podia acabar o dia mais perto de Alaphilippe e beneficiou o francês que veste de amarelo. É que descolar Julian Alaphilippe a 500m do Galibier para ganhar 20s teve consequências nulas para Thomas, pois o homem da Deceuninck-Quick-Step rapidamente recuperou na vertiginosa descida em direção à meta. Conclusão: Alaphilippe até recuperou o tempo perdido na subida e acaba o dia com os mesmos 1m30s para o segundo classificado que agora é Egan Bernal. O colombiano da Team Ineos sobe três posições na luta pela camisola amarela.  

Espera-se mais de Pinot e Kruijswijk. Pinot acabou a segunda semana de competição em grande forma e era muito grande a expectativa em redor do francês. O ciclista da Groupama-FDJ apenas reagiu ao contra-ataque de Thomas e hoje perdeu-se uma boa oportunidade de Pinot tentar fazer o assalto à camisola amarela. Restam assim 2 etapas para o vencedor do Tourmalet disparar cartuchos suficientes e certeiros. Será que Pinot ainda tem muitas munições nos bolsos? Quem pareceu completamente desarmado foi o holandês da Jumbo-Visma. Não perdeu tempo, é certo. Mas nada fez para manter a sua posição. Hoje a sua equipa não apareceu com o comboio do costume e Kruijswijk limitou-se a seguir na roda dos seus adversários.

Destaque para Romain Bardet que terminou a etapa na segunda posição. Arredado muito cedo da possibilidade de lutar pelos lugares cimeiros da classificação integrou a fuga do dia amealhando pontos importantes para a classificação de melhor trepador. Hoje a camisola branca às bolinhas vermelhas passou de Tim Wellens para o corpo do francês da AG2R. Um mal menor pois Bardet partia para este Tour com aspirações a repetir pelo menos o segundo lugar mais alto do pódio que é a sua melhor classificação na prova rainha por etapas.

Na “Guerra dos Alpes” as decisões foram adiadas para amanhã. O dia será curto mas intenso. São apenas 126km e uma chegada em alto no Monteé de Tignes com os seus 7,4km a 6,9% de inclinação média. A meio o Col de L´Iseran , uma categoria especial que chega aos 2751km, o ponto mais alto do Tour de France. Se o objetivo é tirar a camisola a Loulou, então é no Iseran que a pólvora tem de começar a ser utilizada caso contrário poderemos ter uma boa surpresa na chegada a Tignes. E a surpresa é Alaphilippe continuar de amarelo vestido para a ultima e decisiva batalha alpina.

Agora tudo para a cama, tudo a descansar o cérebro em homenagem à equipa Movistar !

Boas pedaladas!

AG

Etapa 18ª – Top 10:



Geral Individual:

 


Sem comentários:

Enviar um comentário