terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Prémio “Bidon de Ouro 2018 “ - SemiFinal : Peter Sagan vs Christopher Froome



 
Depois de vencer a primeira semifinal do Prémio “Bidon de Ouro 2018” , Vincenzo Nibali espera confortavelmente pelo seu adversário para a grande final.
Nibali terá pela frente uma das grandes figuras do ciclismo mundial. Ou o tricampeão mundial Peter Sagan ou o tetracampeão do Tour Chris Froome. Sagan e Froome disputam o estatuto da maior figura do ciclismo de estrada na atualidade. Aqui não é isso que estará em causa. Deixaremos isso para as discussões de “café” ou de “redes socias”.
Começa hoje a votação da segunda semifinal do “Bidon de Ouro 2018”. O que foi mais romântico: a vitória de Sagan no Paris-Roubaix com um ataque a 56km do velódromo ou a cavalgada de Froome iniciada no monstruoso Colle delle Finestre a mais de 80km.
 
Quem se junta a Nibali na final do Prémio “Bidon de Ouro 2018 “?
 
Peter Sagan – Paris Roubaix 2018
 

O eslovaco partia como grande favorito a vencer a edição 116 do Inferno do Norte. Desta vez Sagan não podia falhar! O ano passado furou a 30km de Roubaix e nunca mais conseguiu alcançar os homens da frente. Na partida em Compiègne os holofotes estavam apontados para o tricampeão do mundo.

A corrida foi espetacular. Sagan atacou a mais de 50km da meta. Acelerou no importante setor de “Mons-on-Pévéle. Ficou na frente no “Carrefour de l’Arbre” juntamente com um valente Dillier que sobreviveu na frente da corrida depois de andar na fuga que dominou a prova.
No velódromo em Roubaix era favorito e não teve grandes dificuldades para vencer o suíço e assim ganhar o seu segundo Monumento.

Sagan vence Paris Roubaix e Ronde van Vlaanderen de arco iris vestido.

 




 

Chris Froome – Giro Itália: etapa 19: Venaria Reale ›  Bardonecchia  ( Colle delle Finestre)
 
 

Christopher Froome entrou para o Giro de Itália com as duas últimas grandes voltas ganhas: Tour 2017 e Vuelta 2017. Um Giro onde Simon Yates entrou a todo o gás. O britânico da Mitchelton-Scott venceu em Gran Sasso e Osimo e ganhou tempo à concorrência. Froome perdeu sempre para Yates. Quando a corrida chegou ao Monte Zoncolan Froome consegue a sua primeira vitória, mas pouco encurtou a distância para Yates que no dia seguinte alargou a liderança da camisola rosa com a conquista da etapa 15 em Sappada.

E é com o domínio de Yates que entramos nas últimas etapas do Giro. À entrada para a etapa 19 Froome é 4º da geral a 3m22s da liderança. À sua frente encontram-se Pozzovvivo, Dumoulin e Yates. Não restam alternativas ao corredor da Team Sky: “ ou vai ou racha” …e foi mesmo.

Quando a corrida entrou no mítico colle delle Finestre , aquele monstro com os últimos Km em terra batida Yates não aguenta o ritmo da armada Team Sky e perde tempo para a frente da corrida. Dumoulin era quem mais parecia lucrar com a perda do Simon. Estavamos ainda a metade do Colle delle Finestre e a 86km da meta em Bardonecchia.

Quando a corrida entra nos primeiros troços de terra batida Kelly Elissonde entra “à morte “ , o ritmo é impressionante e apenas Froome parece ter capacidade para seguir na roda do francês. Estava a vista de todos. Froome ia tentar o impossível: arranca sozinho a 80km da meta. Quando passa sozinho na Cima Coppi tem 38s de vantagem para o líder virtual Tom Dumoulin. Se a sua exibição já estava a ser espetacular, mellhor foi mesmo ver Froome a ganhar tempo à restante concorrência. Ora a subir, ora em plano e a rolar, mas também a descer.

Froome chega isolado a Bardonecchia, vence a etapa com 3m de vantagem e sobe ao primeiro lugar da geral individual.

Talvez a sua melhor exibição de sempre.
 


________________________________________________________________


Votação até dia 16/12

Peter Sagan vs Christopher Froome
 

1-      Nos comentários do blog, em baixo

2-      Na página Facebook do Aguadeiro Trepador Blog (AQUI )

3-      No Twiter do Aguadeiro Trepador ( AQUI)

Sem comentários:

Enviar um comentário