terça-feira, 15 de maio de 2018

A etapa 10 do Giro de Itália: os 239 km onde Chaves muda de planos.

Matej Mohoric ganhou a etapa 10 do Giro de Itália 2018
Matej Mohoric da Bahrain Mérida Pro Cycling Team venceu a etapa mais longa da edição 101 do Giro de Itália. Uma jornada que se esperava calma, mas que foi bastante movimentada ao longo dos mais de 230km que ligaram Penne a Gualdo Tadinno. O jovem esloveno e o alemão Nico Denz da AG2R La Mondiale destacaram-se do reduzido pelotão e discutiram entre eles a vitória da etapa. Mohoric fez valer o estatuto de mais forte e conseguiu a sua 2ª vitória em provas de 3 semana. Já tinha ganho isolado a etapa que terminou em Cuenca na Vuelta 2017. Ambos chegaram com uma vantagem de 36s do pelotão comandado por Sam Bennett que alcançou o seu terceiro(3º lugar) na competição italiana!!
 
Mas não foram as movimentações na parte da frente da corrida que marcaram esta etapa. O líder da montanha e 2º classificado da geral Esteban Chaves (Mitchelton Scott) ficou afastado por completo da luta pela maglia rosa. O colombiano depressa se atrasou e a vantagem foi subindo ao longo da etapa. Chaves terminou a etapa com mais de 25 minutos de atraso e tem agora como grande missão auxiliar o líder Simon Yates. Tal como em muitas outras ocasiões, o dia depois do descanso foi traiçoeiro para uma das figuras da competição. Se a Mitchelton Scott perde um dos líderes para a luta pela geral, também é verdade que Yates ganha um gregário de luxo capaz de desfazer qualquer pelotão quando o britânico necessitar de partir a corda dos principais adversários. Por vezes “há males que vem por bem “. Veremos se o provérbio popular se aplica à equipa australiana.
Esteban Chaves o grande derrotado do dia
 
Na geral individual, Simon Yates bonificou num sprint intermédio e assim alargou a sua vantagem para o 2 classificado da geral, Tom Dumoulin (Team Sunweb). São agora 41 segundos que seguram a maglia rosa de Simon Yates.
 
José Gonçalves chegou integrado no pelotão principal, terminando a jornada na 10º posição. É agora o 20º classificado da geral individual.
Top 10 da geral individual
 

Sem comentários:

Enviar um comentário