quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Volta ao Algarve 2018 : etapa 1



Dylan Groenewegen: vencedor da etapa 1 e primeiro camisola amarela
Foto: www.gelderlander.nl

Arrancou a 44ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta.
A 1ª etapa ligou a cidade de Albufeira a Lagos no total de 192,6km. Dylan Groenewegen da Lotto Jumbo é o primeiro camisola amarela vencendo ao sprint. Situação normal dado o poderio do corredor holandês no que diz respeito às etapas que terminam de forma mais rápida.
Normal foi também a fuga do dia. Sabendo das poucas hipóteses para brilhar no final das etapas, as equipas portuguesas foram, e bem , para a frente do corrida logo no seu inicio.
Foram 4 , acompanhados pelo espanhol Josu Zabala da Caja Rural :
Nuno Almeida (LAA)
David Livramento (STA)
Luís Afonso (Vito-Feirense)
João Rodrigues (W52)
O homem da W52 FC Porto, João Rodrigues venceu as 2 contagens de montanha do dia. Uma de 4ª categoria e outra de 3ª. Acaba o dia com a camisola azul vestida com o premio de subir ao pódio.
A 28km de Lagos , Luis Afonso da Vito-Feirense e Josu Zabala ainda fizeram um” forcing”  para escapar ao pelotão mas sem sucesso.
Alcançada a fuga a 15km do fim da etapa foi a vez de Tony Martin da Team Katusha – Alpecin tentar. Também o fez o seu colega José Gonçalves em conjunto com o belga Tom Devriendt da Wanty -Groupe Gobert. Não conseguiram mais de 10km isolados.  A Lotto Jumbo e a FDJ não deram quaisquer hipóteses e a 4km de Lagos o pelotão rolava compacto e a grande velocidade.
O sprint, numa avenida larga e bastante longa, decorreu de forma “ normal” . Dylan Groenewegen ( Lotto Jumbo ) e Arnaud Demare (FDJ) são os homens deste pelotão mais fortes neste tipo de chegadas e foram 1º e 2º , respetivamente. A finalizar o pódio esteve o francês Hugo Hofstetter da equipa Cofidis.
Os primeiros lideres da prova:
Geral e Pontos: Groenewegen; Juventude: Oomen; Montanha: Rodrigues
Foto:  https://www.facebook.com/VoltaAlgarveOfficial/
 
Luís Mendonça da Aviludo-Louletano foi o melhor português e o melhor entre as equipas portuguesas a terminar em 10º lugar.

O azarado do dia foi Tiago Machado. Caiu a 10km da meta com uma forte queda onde embate com a cabeça no chão . Chegou com 7 minutos de atraso estando a causa a permanência do corredor da Katusha na partida de amanha em Sagres. Mas já sabemos do que é feito o Tiago : de muita fibra !
Classificação Etapa 1:



Amanhã a ligação entre Sagres e o Alto da Foia em Monchique promete revolucionar a classificação geral dando uma ideia de quem veio à Algarvia para disputar a classificação geral.
__________________________________________________________________

 
O Aguadeiro Trepador irá fazer diretos do inicio da 2ª etapa em Sagres e no final no Alto da Foia e também no final da etapa 5 no alto do Malhão em:
https://www.facebook.com/aguadeirotrepadorblog/
Seguir atualizações das etapas em :
https://twitter.com/AguadeiroT
Boa Volta ao Algarve 2018

AT

Sem comentários:

Enviar um comentário