sexta-feira, 4 de agosto de 2017

A nossa " Grandíssima " Volta a Portugal 2017


Começa hoje a 79ª edição da Volta a Portugal a bicicleta. Ao todo são 1626km que ligam a “capital do império” á cidade de Viriato. São 10 etapas e 11 dias de competição.  
De novo com o Alentejo e outra vez sem o Algarve. De novo sem a presença de grandes equipas estrangeiras, outra vez com o esperado domínio das equipas portuguesas. De novo sem final na Torre, outra vez com a Srª da Graça e o CRI a decidir o vencedor. De novo sem grandes surpresas no percurso, outra vez com chegadas e partidas para os programas TV´s. De novo com muito calor, outra vez sem chuva (que tanta falta está a fazer). É assim a nossa Volta a Portugal que comemora os seus 90 anos. Mas há algumas novidades. Vejamos: as 2 etapas que , teoricamente , mais espectativa trariam , etapa 4 ( Srª da Graça ) e etapa 9 ( final na Guarda e passagem pela Torre ) vão ser numa terça – feira e numa segunda-feira respetivamente. Compreende-se. Claro que não se iria estragar dois fim de semana com tempo fantástico para ir à praia . É muita estratégia.

O percurso da 79ª edição da Volta a "Portugal" em bicicleta 
Em relação à competição em si, quem acompanha a prova nos últimos anos, vai sempre colocar a questão: quem irá ocupar a 9ª posição da geral? Sendo a W52-FC Porto uma fábrica de produzir watts, será muito difícil não ter a maioria dos homens vestidos à FC Porto nos lugares mais altos do pódio no final em Viseu. Fica a duvida: será o regresso das vitórias de Gustavo Veloso? Será o confirmar da super forma de Alarcon ou de Amaro Antunes? Ou será que teremos outro Rui Vinhas, o próprio ou agora com a cara de António Carvalho ? Fazem-se apostas no autocarro da W52- FC Porto.
Equipa da W52-FC Porto: quem será o 9º classificado ?
Em competição estarão dois veteranos do pelotão: Rui Sousa (41 anos) e Davide Rebellin ( começa a Volta com 45 anos e termina com 46 ) . Ambos têm particularidades únicas: Rebellin deve ser o atleta mais velho de todo o pelotão mundial e Rui Sousa o único ciclista presidente de junta e ao mesmo tempo eterno candidato à vitoria na Volta a Portugal.
É caso para Rui Sousa dizer : “ eu é que sou o presidente da junta “ . Mas em Viseu será muito provavelmente Pinto da Costa um dos grandes protagonistas: “ O FC Porto ganhou mais uma Volta a Portugal “
Que comece a Grandíssima!

Starlist: aqui
Etapas : aqui
Boas pedaladas!
AT

1 comentário: